Assistência 24h: saiba o que é e o que ela cobre

Por Diana Ribeiro

assistencia 24h

O pneu furou e você precisa de ajuda? Perdeu a chave do carro e precisa chamar um chaveiro? Teve problemas mecânicos no veículo e vai precisar de um guincho? Esses são alguns dos problemas que a assistência 24h pode te ajudar a resolver. Nesse artigo vamos te contar o que é a assistência 24h, o que ela cobre e se vale a pena contratar serviços adicionais.

O que é assistência 24h?

A assistência 24h é uma cobertura dentro do seu seguro auto que cobre serviços como guicho, chaveiro e troca de pneu. No momento da contratação do seguro, há os serviços básicos que a seguradora oferece. Mas você pode adicionar outros benefícios da assistência 24h que desejar, optando por aqueles que atendam às suas necessidades. Por exemplo, se você viaja muito com seu carro, é recomendável escolher uma quilometragem de guincho maior ou até ilimitada para casos de imprevistos no meio da estrada.

Quando adicionar a assistência 24h?

Se precisar acionar a assistência 24h, fique tranquilo. Os serviços de assistência 24h não contam como sinistro e não tem franquia, além de não prejudicar sua classe de bônus. Saiba como acionar sua assistência 24h.

Mas atenção com as regras da sua seguradora. O número de vezes em que você pode utilizar os serviços no período de cobertura podem ser limitados. Essas informações estão descritas na sua apólice.

O que a assistência 24h cobre?

A assistência 24h cobre diversos serviços para situações de emergências, vale consultar na sua apólice ou com a sua seguradora o que melhor te atende. Os principais são:

  • Guincho: é o serviço mais procurados pelos segurados e o motivo é fácil de imaginar. Ninguém quer ficar parado na rua e principalmente na estrada em caso de algum incidente com o veículo. Outro motivo importante é o valor para se contratar um guincho particular. Nesses serviços são cobrados um valor fixo e mais um valor pelo quilômetro rodado, o que acaba sendo muito caro dependendo da distância que você está da sua casa.
  • Chaveiro: se você teve a fechadura do veículo danificada, perdeu a chave, foi roubado ou furtado, é importante chamar um chaveiro. Esse serviço garante a abertura das portas, do porta-malas e do tanque de combustível ou a confecção de uma nova chave.
  • Pane elétrica: caso seu carro tenha uma pane elétrica, a seguradora fornece um profissional para ir até o local te socorrer.
  • Pane seca: ficou sem combustível no meio do caminho? É só ligar para a sua seguradora que eles te enviam um prestador com combustível reserva.
  • Troca de pneus: se o pneu furar, você pode acionar a seguradora do seu veículo e contar com a ajuda de um especialista para realizar esse serviço.
  • Hospedagem: se o carro segurado sofrer pane ou acidente de trânsito, o motorista e os demais passageiros têm direito a diárias em hotéis se o conserto demorar mais de um dia ou em situações em que a oficina não estiver aberta.
  • Retorno ao domicílio ou taxi: assim como na situação anterior, se o carro segurado sofrer pane ou acidente de trânsito, o motorista e os demais passageiros têm direito ao transporte para seguirem viagem ou retornarem à residência.
  • Motorista amigo: é um serviço que você pode solicitar em caso de doença súbita, acidente pessoal ou se não estiver em condições físicas ou psicológicas para dirigir. Basta ligar para a sua assistência 24h e solicitar o motorista, ele ou ela te levará até sua casa, desde que não ultrapasse o limite de 50 km (a quilometragem pode variar dependendo da seguradora). Mas não são todas as seguradoras que cobrem esse serviço, então fique atento.
  • Motorista profissional: garante um motorista profissional para dar continuidade à viagem caso você seja hospitalizado em decorrência de acidente de trânsito com o veículo segurado.
  • Leva e traz para a 1ª revisão do veículo: comprou um carro 0km e precisa levá-lo para a 1º revisão? A assistência 24h conta com um serviço para levar o veículo até a concessionária e, depois de realizado o serviço, devolvê-lo para a sua casa.
  • Guarda do veículo: caso não seja possível o fornecimento de reboque do veículo segurado até a oficina, a assistência 24h garante a guarda do veículo em local seguro até que o serviço possa ser efetuado.
  • Carro substituto: é garantida até 3 diárias de um veículo substituto caso a garantia de reboque tenha sido fornecida pela seguradora, em razão de pane mecânica, e o segurado necessite remover o veículo para uma oficina ou base do reboque.
  • Serviços residenciais: algumas seguradoras oferecem a possibilidade de contratar auto + casa dentro da apólice do seguro. Não se trata do seguro residencial, mas sim uma assistência limitada para alguma eventualidade que possa surgir na sua casa. Por exemplo: reparo elétrico, reparo hidráulico, desentupimento, substituição de telhas, chaveiro, help desk e algumas assistêncis oferecem ainda serviços para PET.

Vale a pena ter a assistência 24h?

Não é possível contratar um seguro auto sem que tenha a assistência 24h básica inclusa. No entanto, esse serviço traz muito conforto e segurança ao segurado. O que é possível é contratar uma assistência 24h além da oferecida pela seguradora e adicionar uma maior quilometragem para o serviço de guincho e outros serviços que julgar útil. Sendo assim, no momento de contratar sua assistência 24h vale a pena pesquisar todos os serviços e escolher o que melhor atende as suas necessidades.