Azul Seguro Auto: coberturas e benefícios

Por Redação IQ 360

azul-seguros

Em 2003, a empresa AXA Seguros decidiu encerrar as atividades no Brasil e a Porto Seguro comprou a unidade brasileira da seguradora, alterando o nome AXA Seguros em 2004 para Azul Seguros. Mesmo sendo parte do Grupo Porto desde então, a Azul Seguros opera com uma estrutura e administração próprias e independentes.
Com uma missão de oferecer seguros acessíveis e com preços menores que o dos concorrentes, mas mantendo a qualidade e benefícios de produtos do Grupo Porto, a Azul Seguros é uma empresa que consegue oferecer seguros com valores até 30% mais baratos que os concorrentes. Além disso, a seguradora disponibiliza coberturas não só para pessoas físicas, mas também para pessoas jurídicas – casos em que não há um condutor principal no veículo e que o contratante não necessariamente dirige o automóvel segurado.
A Azul Seguros, empresa autorizada pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), tem a reputação classificada como “Boa” pelo Reclame Aqui, um feito que poucas seguradoras conseguem atingir. No perfil da empresa no portal, consta que a Azul Seguros resolveu 80,5% dos problemas, respondeu 100% das reclamações e demora em média 4 dias para responder as queixas.
Neste texto vamos mostrar as coberturas de seguro auto oferecidas pela Azul Seguros, os benefícios que você ganha em se tornar um cliente da empresa, o que é preciso fazer para contratar o seguro auto e vamos analisar se realmente vale a pena fechar uma apólice com a Azul.

Principais coberturas da Azul Seguro Auto

As coberturas dos seguros da Azul Seguros se dividem em duas categorias: Padrão e Extras. A cobertura padrão é aquela essencial em um seguro auto, como contra colisão e roubo. Já para ter acesso às coberturas extras, é necessário pagar um valor a mais na apólice para cada cobertura adicional. No caso da Azul Seguros, as coberturas extras vão mudar conforme a categoria do produto: Tradicional, Leve ou Popular.
Veja a seguir as características de cada produto e suas coberturas específicas:
Azul Seguro Auto (Tradicional)
Seguro auto mais completo oferecido pela Azul, o Tradicional oferece o maior leque de coberturas e benefícios dentre os produtos da seguradora. Essa modalidade de seguro ainda oferece uma condição especial para automóveis com 11 anos ou mais (e limite de até 25 anos). Veja a seguir as coberturas oferecidas para este tipo de seguro:

  • Cobertura Padrão: colisão, incêndio, roubo e furto
  • Coberturas Extras: vidros, retrovisores, faróis e lanternas, acessórios e equipamentos, carro extra, danos morais, despesas extraordinárias, valor de novo (o valor 0km do carro é garantido, ou seja, sem desvalorização) e higienização em caso de alagamento.

Azul Seguro Auto Leve
Este seguro apresenta um valor mais baixo, porque oferece menos coberturas extras e benefícios do que o Azul Seguro Auto. Veja a seguir as coberturas oferecidas para este tipo de seguro:

  • Cobertura Padrão: colisão, incêndio, roubo, furto
  • Coberturas Extras: vidros; retrovisores, faróis e lanternas; carro extra; e danos morais.

Azul Seguro Auto Popular
Esta cobertura é o produto mais barato oferecido pela Azul Seguros: a empresa diz que o valor do seguro pode ser até 30% mais barato que os tradicionais do mercado. O que garante essa vantagem de desconto é o fato de a reparação contratada na apólice ser feita com peças de reuso com garantia de procedência. Além disso, essa modalidade de seguro é feita para carros a partir de cinco anos e carros que já perderam a garantia de fábrica – com valor de até R$60 mil. Veja a seguir as coberturas oferecidas para o Azul Seguro Auto Popular:

  • Cobertura Padrão: colisão, incêndio, roubo e furto
  • Coberturas Extras: vidros, retrovisores, faróis e lanternas, carro extra e danos morais

Vale lembrar que também é possível contratar os seguros de RCF-V e APP pela Azul em qualquer uma dessas modalidades.

Principais benefícios da Azul Seguro Auto

Por ser uma empresa da Porto Seguro, a Azul Seguros também oferece o benefício de Assistência 24h para seus clientes. A primeira grande vantagem de contar com a Assistência 24h é o serviço de guincho da própria Porto, ou seja, não é um guincho terceirizado – o que garante uma qualidade maior.  Outras características da Assistência 24h são o reboque, serviço de chaveiro, troca de pneu, auxílio em caso de falta de combustível e também socorro da Azul onde quer que você esteja.
Além disso, todas as modalidades de seguro auto da Azul contam com o Centro de Atendimento Rápido (CAR), que são locais registrados pela Azul usados para vistoria e liberação do carro em caso de sinistro. A Azul Seguros também oferece uma ampla rede de oficinas gratuitas credenciadas pela Porto para reparos e demais serviços nos carros segurados.
Entretanto, assim como as coberturas extras, existem benefícios que são diferentes conforme a categoria do seguro auto (tradicional, leve ou popular). Veja a seguir as vantagens específicas de cada um:
Azul Seguro Auto (Tradicional)

  • Cobertura de terceiros
  • Transporte e passagem para retirada do veículo reparado
  • Retorno ao domicílio e hospedagem (caso o carro precise de reparo ou sofra perda total)
  • Desconto de 3% na contratação/renovação do seguro com o Cartão de Crédito Porto Seguro
  • Indenização de até 110% do valor do carro na tabela FIPE
  • Assistência 24h gratuita até 400km

Azul Seguro Auto Leve

  • Cobertura de terceiros
  • 3 opções de franquia que reduzem o valor do seguro
  • 5 % de desconto à vista
  • Indenização de 80%, 90% ou 100% do valor do carro na tabela FIPE
  • Assistência 24h gratuita até 200km.

Azul Seguro Auto Popular

  • Indenização de 80% ou 90% do valor do carro na tabela FIPE
  • 5 % de desconto à vista
  • Assistência 24h gratuita até 100km

Como contratar um seguro auto Azul

Para fechar uma apólice de seguro auto da Azul que seja adequada ao seu perfil e ao seu veículo, você pode fazer uma cotação grátis com o IQ 360 aqui. Através da plataforma de corretor de seguros do IQ 360, todo o processo de contratação de seguro auto é online – tudo muito rápido e sem grandes burocracias.
Para contratar um seguro auto com a Azul, você vai precisar fornecer tanto informações pessoais suas (como CPF, nome completo e endereço) quanto informações específicas do veículo segurado. Neste momento da contratação é essencial dizer a verdade nua e crua: não minta sobre o lugar em que o carro passa a noite, quais são os motoristas usuais do carro e com que frequência você utiliza o automóvel.
Serão a partir dessas informações que a apólice será estipulada e, consequentemente, o prêmio e as franquias serão determinados conforme as características que você informar. Assim, se a seguradora perceber que você não forneceu dados corretos no momento de fechar a apólice, ela pode se recusar a dar as coberturas em caso de sinistros.
Já que a Azul oferece três modelos distintos de seguro auto, vale a pena estudar qual das três opções é a mais adequada para o seu perfil. Nós do IQ recomendamos principalmente o Seguro Auto Popular, por ser uma das modalidades de seguro auto mais baratas e confiáveis do mercado.

Vale a pena contratar o Azul Seguro Auto?

Pelo fato de ser uma seguradora que atua no mercado brasileiro há mais de 15 anos e também por ser parte do Grupo Porto, que existe há 70 anos, a Azul Seguros é uma empresa muito confiável e com boa reputação. Além disso, a seguradora é altamente elogiada pelos clientes pelo preço acessível e agilidade no serviço.
Se você busca um seguro auto que ofereça muitos benefícios tanto para você como para o seu carro, talvez a Porto Seguro seja a melhor opção, já que é a seguradora com o maior número de vantagens no Brasil. Entretanto, você ainda consegue alguns dos benefícios da Porto com um preço mais em conta contratando o modelo Azul Seguro Auto (tradicional).
Se a economia na contratação do seguro é a sua prioridade, os modelos Azul Seguro Leve e Azul Seguro Popular são uma ótima escolha, porque garantem a qualidade das coberturas de um seguro Porto com um preço extremamente vantajoso. Cabe a você se questionar o que deseja num seguro auto.
Ficou interessado nos seguros da Azul? Faça uma cotação gratuita aqui no IQ!