Barulho estranho no carro: descubra o que pode ser

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Amortecedores e Pneus
  2. Suspensão
  3. Motor
  4. Painel
  5. Pastilhas de Freio

Você está ouvindo um barulho estranho no seu carro, mas não sabe o que é? Confira algumas das possíveis fontes desse som:

Amortecedores e Pneus

Seu carro faz um barulho que aparece frequentemente ao passar por lombadas ou quando cai em um buraco? O som é parecido com um “toc-toc”? Pode significar folga na fixação dos amortecedores ou outros problemas mais complexos, o que também causa trepidações e perda de estabilidade do veículo.

O som vem de uma das rodas? Observe se os pneus estão cheios. O problema pode ser apenas de calibragem, mas caso isso não resolva, o ideal é procurar um borracheiro e checar se não está furado, ovalado, com bolhas, folgado ou desgastado de maneira irregular. Fique atento: há a possibilidade de defeito no rolamento das rodas que podem estar folgados ou desgastados.

Suspensão

Alguns ruídos se parecem com “estalos”. Se esse for o caso, pode ser problema com a suspensão, que geralmente causado por falta de lubrificação. Mas, se você ouvir um “nhec-nhec” sempre que passa por uma lombada pode significar que a bucha da suspensão foi rompida.

Motor

Se o ruído vem da parte dianteira do carro o problema pode estar no motor, mas vale investigar e ter certeza de que não é o pneu ou outra peça. Entretanto, se o som aparece justamente ao dar a partida no carro, o defeito pode estar no cabeçote, bronzinas do motor ou ainda na correia dentada. Quando o som for parecido com um “piu-piu”, pode ser sinal de que as correias estão ressecadas; um tititi pode indicar defeito nos rolamentos do alternador; se for parecido com uma rajada de metralhadora, o culpado é o cabeçote; um ronco grave na aceleração, deve ser causado por combustível de qualidade ruim ou defeito no bico injetor; e o chiado, acompanhado de vazamento, a culpa é da bomba d’água.

Painel

Se as peças plásticas do painel estiverem mal encaixadas, você poderá ouvir um som parecido com o guinchar de um rato. Isso geralmente ocorre após a desmontagem e montagem para a instalação de algum acessório. Outra possibilidade de ruído relacionado às peças de plástico é o ressecamento dos revestimentos ou do próprio painel que por isso podem se soltar.

Pastilhas de Freio

Ouve um chiado agudo sempre que precisa do freio? O som vem das pastilhas de freio usadas no sistema de frenagem a disco, que podem apenas ser muito duras e de má qualidade ou estarem desgastadas e precisando ser trocadas. Para sua segurança, é importante que a peça seja trocada o quanto antes, pois o desgaste pode impedir o carro de frear e causar acidentes ou ainda provocar um reduzir a vida útil dos discos de freio.