Bateram no meu carro: o que fazer?

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Após a batida, tire o veículo da via
  2. Converse com o motorista que bateu no seu carro
  3. Documente tudo após a batida
  4. Boletim de ocorrência (B.O.)
  5. Seguro Auto

Bateram no seu carro e você não sabe o que fazer? Confira o passo a passo abaixo de como proceder após uma batida:

Após a batida, tire o veículo da via

Agora que bateram no seu carro, calma!

Pare o veículo e verifique a existência de possíveis vítimas. Apenas se não houver feridos e se o veículo tiver condições de rodar, retire-o da via e estacione em local seguro, pois se impedir a circulação dos outros veículos ainda pode render uma multa e quatro pontos na carteira de motorista.

Se o incidente envolver mais de dois carros, todos os motoristas devem parar, e na impossibilidade do uso do carro, acionar o guincho.

Converse com o motorista que bateu no seu carro

O diálogo é a melhor forma de resolver a situação. Depois de tirar os veículos da via, anote os dados do veículo e troque contatos com o motorista que causou o acidente para que ele possa arcar com os prejuízos do seu carro.

Se o acidente não for grave, não há a necessidade de acionar a polícia, que só irá até o local se houver vítimas, agressão física entre as partes envolvidas ou se o motorista estiver alcoolizado.

Documente tudo após a batida

Após o incidente, fotografe tudo: condições da pista, os danos aos veículos, placa de todos os outros veículos envolvidos etc. Na impossibilidade de fotografar, tente anotar o máximo necessário, inclusive nomes e contatos de possíveis testemunhas.

As informações serão úteis para o caso da impossibilidade de contatar o autor do acidente, pois será possível acionar a justiça e com a placa do veículo acessar informações que vão possibilitar encontrá-lo, mesmo que tenha fugido do local da batida.

Boletim de ocorrência (B.O.)

O registro do Boletim de Ocorrência (B.O.) não é obrigatório, mas é importante para registrar uma versão oficial dos fatos. Caso o acidente não tenha vítimas e a polícia não foi acionada, ele pode ser feito online e você só vai precisar passar em um posto da polícia militar para fazer a verificação do estado do seu carro. Em situações em que o outro motorista se recuse a pagar pelos danos causados a seu veículo, o B.O. será essencial para possíveis notificações judiciais.

Seguro Auto

Se o condutor que causou o acidente tiver seguro com cobertura de danos a terceiros, o Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF-V), pode ficar tranquilo que a seguradora deve cobrir os danos e indenizar o valor total do veículo em caso de necessidade.

Mas, se o outro motorista não tiver esse tipo de cobertura ou não tiver seguro, você pode propor que ele pague a franquia da sua apólice de seguro para a realização do conserto. Já em situações de fuga do local do acidente e impossibilidade de contatar o culpado, algumas seguradoras podem isentar o segurado do pagamento da franquia caso fique comprovado a total falta de culpa pelo acidente.