Bateria do carro acaba rápido: o que pode estar acontecendo

Por Redação IQ 360

A bateria do seu carro está acabando muito rápido? A instalação de um novo acessório como alarme, rastreador, aparelho de som ou DVD pode aumentar o consumo da bateria ou ter sido instalado de maneira incorreta, o que causando sobrecarga.
Confira abaixo algumas situações que fazem com que a bateria do seu carro acaba mais rápido:

Acessórios em stand by

Os acessórios elétricos do carro, assim como os eletroeletrônicos da sua casa, podem consumir energia mesmo quando o veículo está desligado. E, quando o circuito regulador de algum deles é danificado por qualquer motivo, ele passa a consumir mais voltagem, ou seja, mais bateria. Por isso é importante investigar se o som, alarme ou até mesmo a luz de porta-malas não está com os circuitos danificados.

Luz do carro acesa

Deixar a luz interna acesa por muito tempo com o carro desligado, assim como esquecer os faróis ou lanterna ligados, vai descarregar a bateria impedindo o veículo de funcionar. O mesmo pode acontecer em relação ao som, que quando fica ligado por muito tempo com o motor desligado também vai afetar a carga da bateria. Esse tio de hábito pode reduzir a durabilidade da bateria pela metade.

Carro muito tempo parado

Carro muito tempo parado ou pouco usado também podem descarregar a bateria mais rapidamente. Por isso, sempre que possível desligue os cabos da bateria para evitar a descarga dos componentes ou ligue o veículo esporadicamente para que a bateria possa se recarregar e aumentar sua vida útil.

Alternador

O ideal é levar o carro ao mecânico para que testes possam comprovar qual a causa da descarga rápida, pois o problema pode estar no alternador, que é o responsável por transformar e distribuir a energia pelos acessórios elétricos e manter a bateria em bom funcionamento. O ideal é fazer uma verificação no sistema de alternador a cada seis meses.

Instalação elétrica

Um erro ou defeito na instalação elétrica também pode prejudicar o funcionamento correto da bateria do veículo. Esse problema pode ser causado por erros na instalação de novos acessórios, defeitos em microcontroladores, e desgaste dos fios. Nesse caso será preciso realizar uma avaliação especializada que pode resultar na troca de toda a instalação elétrica.
A vida útil de uma bateria tem em média de três a cinco anos, por isso, um dos motivos da descarga rápida pode ser seu desgaste natural. Se mesmo quando recarregada, e sem nenhum dos descuidos descritos acima, ela continua a falhar, talvez seja a hora de realizar a troca.