Bateria do carro acabou: o que fazer?

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Chupeta: recarregar a bateria do carro
  2. Empurrar o carro

A bateria do seu carro acabou, mas qual foi o motivo? É importante identificar a causa para ter ideia se foi descuido, se há algum problema elétrico ou se a bateria está chegando ao fim da vida útil. Tente lembrar se deixou o carro desligado muito tempo com o rádio ligado, ou ainda se esqueceu a luz da lanterna acesa, o que pode descarregar a bateria e será simples de resolver. Entretanto, se não foi nada disso, é preciso investigar e procurar ajuda especializada.

Confira o que será preciso fazer se você está passando por essa situação:

Chupeta: recarregar a bateria do carro

Se o motivo da falha na bateria foi o descarregamento, basta fazer uma ligação direta na bateria de outro veículo para recarregar. Esse procedimento é mais conhecido como “chupeta”. Quando feito de maneira correta é seguro, e não prejudica nenhum dos dois carros envolvidos.

Para usar essa técnica é necessário possui um cabo adequado, que geralmente faz parte do kit de itens de emergência do carro. Basta conectar a bateria descarregada na bateria auxiliar, sem deixar as carrocerias dos veículos entrarem em contato e com luzes, lanternas e rádios desligados. A extremidade vermelha deve ficar conectada ao polo positivo e a preta ao negativo, cuidado para que as extremidades pretas e vermelhas não encostem uma à outra quando ligadas a bateria. Então, ligue o carro com a bateria boa por alguns minutos em ponto morto e, se o automóvel descarregado funcionar, retire os cabos sem deixar que se toquem.

Para evitar acidentes, fique atento e verifique se eles estão em boas condições, sem estar descascado ou remendado). Também veja se as baterias têm a mesma amperagem, para não prejudicar o sistema elétrico dos carros. Se o procedimento não funcionar, repita no máximo cinco vezes.

Empurrar o carro

Mas, e se você não tiver o cabo necessário para a “chupeta”? Se houver possibilidade, empurre o veículo e estacione em uma ladeira, coloque em ponto morto, acione o contato e solte o freio de mão e ele deve voltar a andar. Caso não tenha nenhuma subida, será preciso pedir ajuda para empurrar o veículo enquanto você faz o mesmo procedimento. Quando estiver em uma velocidade razoável, pise na embreagem e coloque a segunda marcha, isso deve ajudar o motor a dar a partida.

Cuidado! Veículo com injeção eletrônica deve evitar sofrer trancos que podem causar outros danos, se esse for seu caso, prefira chamar o reboque. Mas se seu carro for carburado e nenhuma das duas opções funcionar, você também deve pedir um guincho para levar o carro até uma oficina. Se a causa do descarregamento não foi causada por você, também deve investigar pois, a situação poderá se repetir.