Bati em outro carro: o que fazer?

Por Redação IQ 360

Bateu em outro carro? Confira abaixo o passo a passo do que você precisa fazer nessa situação:

Há vítimas da batida?

Se houver vítimas do acidente, chame os bombeiros ou o SAMU para atender a ocorrência, independente da gravidade. Nesse caso, não movimente os veículos, eles devem ser mantidos imóveis para o registro do boletim de ocorrência.
Se o incidente for uma batida leve sem vítimas, não precisa acionar a polícia. Nesse caso, vocês devem retirar os veículos da via.

Sinalize a batida na via

Com ou sem vítimas, se o seu veículo vai permanecer na via, seja por esperar a perícia ou o guincho, você deve sinalizar o local para avisar os outros motoristas sobre o incidente. A melhor maneira de fazê-lo é com o pisca alerta ligado e uso do triângulo (em uma distância segura). Na falta dele, procure por galhos ou outros objetos que podem servir como sinalização na pista.

Converse com o outro motorista e seguro auto

Com a certeza de que você é o culpado pelo incidente, saiba que deverá arcar com os prejuízos do outro motorista. Por isso, troque contatos para que possam acertar os detalhes posteriores, como local a ser realizado o conserto e valor a ser pago.
O seu seguro auto possui cobertura para danos a terceiros? Se houver, acione a seguradora para que possa iniciar os trâmites necessários para custear os danos ao veículo do outro condutor.
Mas, caso você não tenha seguro ou se ele não cobrir esse tipo de incidente, você deverá pagar todas as despesas com seu próprio dinheiro. Ofereça a possibilidade de pagar a franquia do outro motorista, caso ele tenha seguro. Às vezes, essa pode ser a melhor opção.
Evite fazer acordos em que uma das partes assume a culpa para que o seguro da outra arque com os prejuízos. Se a seguradora descobrir a mentira, vocês podem responder processo judicial por fraude.

Boletim de ocorrência (B.O.) e fotos

O registro do boletim de ocorrência (B.O.) só é obrigatório em caso de óbito em acidentes de trânsito, mas prefira registrar o seu, mesmo que tenha sido uma batida sem gravidade. O documento atesta boa vontade do condutor, pode ser útil ao acionar a seguradora, além de ser um registro oficial dos fatos.
Fotografe os veículos envolvidos, placas e situação da via no momento do incidente. Isso vai ajudar no registro de um possível boletim de ocorrência e a comprovar a veracidade das informações à seguradora, garantindo a cobertura dos prejuízos.

Permaneça no local após a batida

Fique no local do incidente, evite fugir ou ir embora sem resolver a situação ou conversar com os envolvidos. O outro motorista atingido pode conseguir reunir testemunhas e com o número da sua placa poderá encontrá-lo para obrigá-lo a arcar com os prejuízos por vias judiciais.