Classe de bônus: entenda o que é e como funciona

Por Diana Ribeiro

classe-de-bonus

A classe de bônus é um desconto gradual oferecido pelas seguradoras como benefício aos segurados que não sofreram sinistro no período vigente do seguro. O desconto é concedido na renovação da apólice, isto é, após o término da cobertura do seguro.

O segurado perde uma classe de bônus a cada vez que precisar acionar o seguro para consertar seu veículo (perda parcial), consertar veículos de terceiros ou quando sofrer um sinistro que motive o pagamento de indenização integral, que pode ser roubo, furto ou perda total do veículo.

Se você tem seguro no seu carro há mais de um ano e não precisou acioná-lo, fiquei atento a sua classe de bônus, pois pode te render um desconto na próxima renovação. Você pode verificar qual a sua classe de bônus na apólice do seu seguro.

Como funciona a classe de bônus?

A classe de bônus varia em uma escala de 0 a 10 e cada uma corresponde a um percentual de desconto sobre o prêmio no próximo ano do seguro auto.

Os descontos são cumulativos, ou seja, quanto mais tempo o motorista permanecer sem acionar o seguro, maior será o desconto na próxima renovação. A cada ano sem sinistro o segurado aumenta uma classe de bônus.

Caso precise acionar o seguro uma vez, perderá uma classe de bônus na renovação. Se precisar acionar o seguro duas vezes no mesmo ano, perde duas classes de bônus, e assim por diante. Note que você perde apenas um ponto por sinistro e não todos os seus pontos de uma vez.

Por exemplo: um segurado que tivesse sete pontos e acionasse o seguro uma vez, no período de um ano, ficaria com seis pontos na hora da renovação, e não zero. Ele ainda teria desconto na apólice seguinte, apenas seria um desconto menor pelo sinistro naquele ano.

Essa regra só não é válida quando há 180 dias, ou mais, de atraso na renovação do seguro. Neste caso, o cliente perde todas as classes de bônus.

Como ganhar ou perder classe de bônus?

Alguns serviços podem ser usufruídos conforme sua apólice sem que influencie no ganho ou perda da classe de bônus.
Veja algumas situções em que não há perda na classe de bônus:

  • Assistência 24h, como guicho e chaveiro.
  • Cobertura para vidros: parabrisas, retrovisores, lanternas e faróis.
  • Na troca de seguradora ou corretora de seguro.
  • Se você for vítima de acidente e o seguro do terceiro assumir os reparos do seu carro.
  • Renovação do seguro em até 30 dias após o vencimento.

No entanto, há outros casos em que o segurado perde a classe de bônus se acionar o seguro, são eles:

  • Conserto do veículo (perda parcial)
  • Roubo
  • Furto
  • Perda total do veículo
  • Acionar cobertura do seguro APP (Acidentes Pessoais de Passageiros)
  • Consertar veículos de terceiros
  • Acionar a cobertura de carro reserva
  • Renovação superior há 30 dias após a vigência

Posso transferir minha classe de bônus?

Vale lembrar que a classe de bônus pertence ao CPF do segurado. Independente de mudar de seguradora, de corretora de seguros ou trocar de veículo, você permanece com sua classe de bônus.

É possível transferir a sua classe de bônus, mas não para qualquer pessoa. São aceitas apenas transferências entre cônjuges, pais e filhos e de pessoa jurídica para pessoa física, somente quando a pessoa física for sócia.

Mas fique atento às regras da sua seguradora e aos documentos exigidos para a comprovação. Além disso, não são todas as seguradoras que oferecem essa possibilidade.

Qual o desconto concedido?

O desconto é definido no prêmio pago pelo cliente. A porcentagem de desconto é variável de acordo com o número de anos em que você possui o seguro e se teve ou não sinistros ao longo da vigência do mesmo.

Veja abaixo uma simulação que fizemos para exemplificar como funciona a redução do valor do prêmio. O perfil utilizado foi de homem de 27 anos, solteiro, dono de um Honda Fit 2009 e que mora na cidade de São Paulo. A cotação foi realizada pela Porto Seguro.

É possível observar que o desconto é progressivo. Na passagem da classe 0 para 1 é de 19% e depois se estabiliza em torno dos 5%. Porém, ao atingir a classe de bônus 10, o desconto chega aos 49% em relação a classe de bônus 0. O que, ao final, gera uma economia de R$2.441 ao segurado.
Note que quando há sinistro o valor do prêmio aumenta significativamente.

É importante lembrar que esse gráfico é uma simulação e esses valores podem variar de acordo com o seu perfil, o modelo do seu carro e a sua localização.