Fuga de óleo no carro: o que é e o que fazer?

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. O que fazer com fuga de óleo no carro?
  2. Fumaça
  3. Excesso de Óleo
  4. Tampão do Cárter
  5. Motor do carro

Tem uma mancha de óleo onde seu carro estava estacionado? É possível que ele esteja vazando óleo. Essa falha é comum, mas a gravidade vai depender da quantidade da fuga de óleo. Se for grande pode reduzir o desempenho do motor e o carro pode deixar de funcionar, mas se for pequena pode se agravar se não for reparada logo que possível.

O que fazer com fuga de óleo no carro?

Assim que perceber o vazamento, verifique os níveis de óleo no motor para saber o quanto foi perdido e ter uma ideia do tamanho do problema. Examine o líquido que ficou no chão, toque e cheire para ter certeza de não é líquido condensado no motor, água do ar-condicionado ou fluido de freio.

Se confirmar que é óleo, meça a quantidade que permanece no reservatório. Com o motor frio use a vareta de medição e verifique se o nível está entre as marcas de mínimo e máximo. Se o vazamento for muito grande, leve o veículo à oficina e prefira chamar um guincho, já que pode ser um risco colocar o motor para funcionar com tão pouco óleo. Mesmo em situações menos graves, o problema deve ser reparado assim que possível para evitar que agrave.

Fumaça

Agora que você sabe que está mesmo vazando óleo do carro, ligue o motor e verifique se há fumaça e qual a cor dela: se for preta, o problema pode estar no catalisador, que não está queimando completamente o óleo do motor que acaba vazando pelo escapamento. Mas, se a cor for azul, acinzentada ou branca o problema pode se outro.

Excesso de Óleo

As causas para a fuga de óleo no motor podem ser diversas. Uma das mais comuns é o excesso de óleo quando o nível está acima do máximo recomendado, por isso é importante medir a quantidade com o veículo frio, porque se estiver quente pode dar a falsa impressão de que precisa completar.

Tampão do Cárter

Mais um motivo possível é o vazamento pelo tampão do cárter (reservatório de óleo), que pode acontecer quando a tampa não está bem apertada ou está muito gasta. Se essa for a causa o reparo é simples, basta trocar o tampão.

Motor do carro

Quanto mais quilometragem o carro tiver, mais desgastadas podem estar as juntas de válvulas do motor e o acúmulo de sujeira e detritos causa vazamento de óleo, que acontece em pequenas quantidades e costuma a causar o cheiro de óleo queimado, sem necessariamente deixar marcas de óleo no chão. Se seu mecânico identificar essa como sendo a causa do problema, será necessário substituir a peça danificada.