O que influencia o preço do Seguro Auto?

Por Redação IQ 360

O que influencia o preço do Seguro Auto?

Muitos desejam saber o que pode influenciar no preço do Seguro Auto, e é exatamente disso que iremos tratar hoje. Primeiramente, saiba que são inúmeros os fatores que envolvem a precificação de um seguro, sendo boa parte deles resultados de dados e pesquisas relativas aos acidentes de trânsito.
Quanto maior a chance de que o seguro seja usado pelo usuário, maior tende a ser o valor pago pelo cliente. Ou seja, espera-se que haja um equilíbrio para ambas as partes, assim as seguradoras têm dinheiro o suficiente para cobrir tudo o que precisa ser gasto e o cliente terá acesso ao serviço que adquiriu sem muitas dificuldades.

O que define o preço do Seguro Auto?

O que define o preço do seguro de um carro é a relação entre o perfil do cliente e os riscos possíveis para tal perfil quando se trata de acionar o seguro. Tal fator de risco é medido com base em uma série de fatores, que envolvem desde o uso do veículo até a composição da família.
Normalmente, quando um segurado possui filhos acima de 18 anos, o valor do seguro costuma ser maior, pois os jovens são os que mais tendem a assumir riscos na condução. Espera-se, por exemplo, que alguém com família seja mais cauteloso na direção, fator que tende a baixar o valor.
Quando o cliente é solteiro e jovem, o valor tende a ser mais alto, já que esse perfil de cliente é o que costuma acionar o seguro com maior frequência. Até mesmo o local onde você mora pode influenciar no preço do seguro, pois lugares com maior índice de furto e de roubo automaticamente fazem com que o valor pago seja maior. Leia mais sobre aqui.

Perfil dos condutores

É impossível abordar as principais influências no preço de um seguro sem mencionar o perfil do condutor. Exatamente como já abordamos, a idade e a composição familiar são importantes na hora de precificar o valor de um seguro.
Porém, a região onde o cliente vive também conta. E não termina por aí: se você vai trabalhar usando o seu veículo e não o transporte público ou outra alternativa, o local onde você costuma deixar seu carro estacionado, assim como o bairro onde trabalha, também influenciam no valor a ser cobrado.
Seus hábitos, como deixar seu automóvel em um estacionamento pago ou simplesmente na rua, também exercem influência no valor. Notadamente, espera-se que em um estacionamento pago garanta maior segurança. Portanto, o risco de furto ou roubo tende a ser menor, o que possibilita a cobrança de um valor menor do Seguro Auto.
Não menos importante é também o histórico do condutor. Se você já cometeu infrações de trânsito ou sofreu acidentes, há naturalmente um sinal de alerta para a seguradora. Em relação aos acidentes, se você não os causou, não há problema. Mas é importante deixar claro que o histórico fala muito sobre um motorista.
Quem se envolveu em mais de uma ocorrência, seja ultrapassar o limite de velocidade, atravessar o sinal vermelho ou outra infração, com certeza terá que desembolsar um valor superior a uma pessoa que não tem nenhum tipo de infração registrada.
Portanto, siga as normas de trânsito. Além de salvar vidas também faz bem para o seu bolso!

Dados do veículo

O ano, a marca e o modelo do seu veículo também importam. Quanto maior for o índice de roubo, maior será o valor do seguro. Os autos que não despertam o interesse dos ladrões são as melhores opções nesse sentido. Sempre há pesquisas que mostram o ranking dos modelos mais visados e roubados no ano.
Normalmente os carros populares costumam marcar presença nas listas dos mais roubados – listas essas que são fornecidas anualmente por várias instituições.
Como exemplo, podemos usar as informações levantadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). Um estudo dos dados registrados sobre os roubos e furtos de veículos no ano de 2017 mostrou que o Chevrolet Celta 1.0 foi o carro mais roubado na cidade de São Paulo naquele ano.Em segundo lugar, se destacou o Fiat Palio 1.0. Ocupando a terceira colocação, surge o Hyundai HB20.
Em âmbito nacional, no mesmo ano, o carro mais roubado foi o Fiat Palio Weekend. Seguem as demais colocações:
• 2º lugar: Fiat Sena (modelos superiores ao modelo 1.0)
• 3º lugar: Volkswagen Voyage
• 4º lugar: Fiat Sena 1.0
• 5º lugar: Fiat Palio (versões superiores ao modelo 1.0)
• 6º lugar: Volkswagen Gol (versões superiores ao modelo 1.0)
• 7º lugar: Fiat Palio 1.0
• 8° lugar: Volkswagen Golf
• 9º lugar: Hyundai HB20
• 10º lugar: Fiat Uno 1.0
Se você possui qualquer um desses veículos, o valor do Seguro Auto tende a ser um pouco maior. Mas não se preocupe, fatores como o ano de fabricação e o seu perfil como condutor poderão deixar o preço mais em conta.

Coberturas escolhidas

O tipo de cobertura escolhido tende a mudar consideravelmente o valor do seguro. Quanto mais completa é a cobertura, naturalmente maior será o valor cobrado pela seguradora.
Cada seguradora pode criar pacotes de cobertura específicos para determinados perfis de clientes. Entretanto, normalmente há uma divisão entre as coberturas básicas e as adicionais.
As coberturas básicas tendem a dar conta dos problemas mais comuns que podem atingir os condutores, como roubos, incêndios, chuvas de granizo, alagamentos e assim por diante.
Dentro desse tipo de cobertura, podemos elencar três que são importantes mencionar:
• Cobertura contra roubo e incêndio
• Cobertura compreensiva: é mais completa, podendo envolver indenizações em caso de acidentes. Cobre somente danos ao seu veículo (RCF-V)
• Cobertura APP (em Acidentes de Passageiros): diz respeito aos passageiros transportados e abrange também o motorista. A cobertura inclui indenizações para os casos de lesões e até morte sofridas no acidente de trânsito
As coberturas adicionais podem abordar qualquer tipo de problema técnico, até mesmo um aparelho de som que venha a dar defeito, por exemplo.
Como há uma infinidade de pacotes disponíveis, é importante que você converse com o seu corretor de seguros e veja o que melhor atende as suas reais necessidades.
Quando o assunto são as principais influências no preço de um Seguro Auto, vale analisar meticulosamente cada detalhe nos pacotes oferecidos, além de conhecer o seu perfil como condutor. Tudo isso impactará no valor a ser pago.

IQ Seguro Auto

Cote e contrate seu seguro 100% online

Cotamos o seguro auto perfeito para você com as melhores seguradoras

Faça cotação grátis