Seguro auto para quem tem filhos é mais caro?

Por Redação IQ 360

melhor-seguro-auto-filhos

O seguro auto para quem tem filhos apresenta algumas especificidades, especialmente relacionadas ao valor do plano que será oferecido. Para analisar quais as opções serão disponibilizadas aos clientes, as empresas seguradoras fazem uma série de questionamentos e a idade dos membros da família interfere diretamente nessa questão.
Entenda melhor como funciona e confira algumas dicas dos especialistas:

Adultos com filhos jovens motoristas

As famílias que têm filhos entre 18 e 25 anos precisam ficar mais atentas na hora de contratar um seguro auto. Segundo os especialistas, mesmo que eles não sejam os motoristas principais de qualquer um dos carros da família, a seguradora pode levar em consideração esse fato para cobrar mais ou simplesmente se esquivar se algo der errado com eles na direção. Isso ocorre porque, nessa faixa etária, os jovens costumam se envolver mais em acidentes do que os motoristas um pouco mais velhos, justamente por causa da falta de experiência ao volante. E mesmo que eles acabem usando o carro só eventualmente ou em caso de emergência, o seguro pode não abarcar eventuais danos se eles forem os motoristas. Portanto, é importante incluir algumas cláusulas no seguro auto, específicas para que os seus filhos possam usar o carro de vez em quando e terem a cobertura garantida.

Crianças no banco de trás

A boa notícia é que, até seus filhos chegarem à maioridade, o seguro auto fica mais barato. Essa costuma ser a tendência do mercado, embora não seja uma regra. As seguradoras entendem que os pais que estão transportando bebês ou crianças no carro acabam sendo mais cuidadosos ao dirigir e, portanto, as chances de se envolverem em um acidente ou sinistro são bem menores. Não se esqueça de informar a sua seguradora sobre esta questão e pergunte se ela oferece este tipo de desconto e como ele é aplicado.

Adultos com enteados

O seguro auto para pessoas solteiras ou divorciadas costuma ser mais caro do que para os casados. A desculpa das seguradoras é que a vida social dessas pessoas é mais intensa, com jantares entre amigos, e que os motoristas podem acabar dirigindo depois de ingerir bebida alcoólica. No entanto, se você está em um relacionamento estável e a outra pessoa tem filhos pequenos, você pode argumentar que eles são seus enteados e que eles andam no seu carro com regularidade. Portanto, pode tentar solicitar um desconto na hora de contratar um seguro auto. Não é garantido que você consiga, mas vale a pena questionar sobre essa questão.