O que avaliar na hora de escolher a cobertura do Seguro Auto?

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Seguradora
  2. Necessidades
  3. Custo Benefício
  4. Franquia
  5. Vantagens

A contratação de um seguro auto é importante para ajudar a reduzir seus prejuízos financeiros, transferindo o risco para a seguradora, em caso de roubos, furtos e acidentes com o veículo. O serviço é oferecido por empresas especializadas que cobram a partir de 2% do valor do veículo em apólices que cobrem desde as situações mais básicas, como furto, até danos a terceiros e serviços adicionais.

O valor a ser pago pelo seguro vai ser definido após a avaliação de alguns fatores que levam em consideração o risco corrido pela seguradora, que avalia desde o ano de fabricação e condições do automóvel, até idade, sexo, região de moradia, finalidade de uso do carro, entre outros. Mulheres e pessoas com mais de 25 anos costumam pagar menos, pois estatísticas provam que costumam se envolver menos em acidentes, assim como veículos que usam rastreadores e estão em regiões com menores índices de violência.

Existem diferentes possibilidades de coberturas e apólices. Além disso, se o dano causado ao veículo for igual ou maior do que 75% do valor do contrato a indenização poderá ser completa. O preço da franquia (parcela de custos paga apelo segurado em sinistros) também varia muito, por isso listamos a seguir os principais critérios que devem ser avaliados no momento da contratação do seguro auto.

 

Seguradora

O primeiro passo é pesquisar qual a seguradora ideal para contratar seu seguro. Pesquise as melhores condições e preços, faça simulações e quantas cotações forem necessárias, além de checar a reputação da empresa em portais como o Reclame Aqui para saber o que os clientes da seguradora têm a dizer sobre ela. Também é importante verificar se a empresa é habilitada na Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Necessidades

Conheça e defina quais as suas necessidades traçando o seu perfil de uso do veículo, pois caso use pouco o carro é possível retirar algumas coberturas e serviços adicionais, e se usar com mais frequência pode optar por coberturas mais amplas. Avalie todos os serviços oferecidos pela seguradora e contrate apenas o que realmente vai precisar, levando em consideração que tudo vai refletir no valor final da proposta. Fique atento para contratar o que cabe no orçamento para não correr o risco de não conseguir pagar e ficar com o seguro suspenso.

Custo Benefício

Nem sempre o seguro mais caro ou o mais barato são a melhor opção. No primeiro, é possível que você contrate serviços desnecessários, e, no segundo, pode correr o risco de excluir algum tipo de proteção que deveria ter. Por isso é importante verificar as coberturas e serviços oferecidos avaliando o custo beneficio. Leia atentamente a apólice e confira se seu carro estará segurado contra os sinistros mais básicos às suas necessidades, como coberturas para enchentes, por exemplo.

Franquia

O valor pago pela franquia também deve ser um dos critérios a se considerar, pois quanto maior o preço da franquia, menor o valor da apólice. Do mesmo modo, se o valor da sua franquia for menor, o valor do seu seguro vai ficar mais caro. Portanto, vale avaliar se seu veículo costuma precisar de reparos frequentes para decidir se compensa pagar mais na franquia.

Vantagens

Fique atento! A maioria das seguradoras oferecem preços de seguro mais baratos para veículos que têm medidas básicas de segurança, como a garantia de estacionar em garagem durante a noite e o uso de dispositivos antifurto. Além disso, muitas seguradoras oferecem diversos benefícios extras para os seus clientes, ou seja, sem custo adicional. A Porto Seguro, por exemplo, disponibiliza mais de 50 benefícios para você e seu carro, que vão desde Assistência 24H própria, a reparos na sua residência.