O que é apólice do seguro?

Por Maria Teresa Lazarini

apolice-seguro

Quando você fecha um seguro auto, você recebe um contrato da seguradora que explica todos os pontos do seu seguro, ou seja, quando você pode acioná-lo, qual é o limite de indenizações, entre outros pontos.  No mundo de seguros, este contrato leva um nome diferente, sendo chamado de apólice.

Veja a seguir o que consta numa apólice e quando ela é emitida.

O que é uma apólice de seguro?

De modo geral, podemos chamar de apólice o contrato formal entre o segurado e a seguradora, ou seja, a pessoa que paga pelos serviços do seguro e a empresa que oferece os serviços. Assim, uma apólice é um acordo entre duas partes em que a seguradora fica responsável por tudo que está descriminado no documento.

Com uma apólice, o segurado tem uma prova física do que a seguradora vai cumprir no contrato do seguro, diminuindo as possibilidades de golpes e calotes por parte da empresa.

Segundo a SUSEP, a entidade reguladora de seguros no Brasil, a apólice é um “documento emitido pela sociedade seguradora por qualquer meio que se possa comprovar, físico ou por meios remotos, nos termos da regulamentação específica, formalizando a aceitação da cobertura solicitada pelo proponente, nos planos individuais, ou pelo estipulante, nos planos coletivos. ”

O que consta numa apólice?

Numa apólice, todos os dados sobre o segurado, o carro segurado e o próprio seguro devem estar especificados. Por isso, assim que você receber a apólice do seu seguro auto é essencial confirmar se todas as informações estão corretas, já que qualquer erro pode resultar em um sinistro negado.

As particularidades das apólices dependem da seguradora, mas existem alguns termos que estão presente na maioria dos contratos:

  • Condições gerais – Neste item estarão descritas as regras gerais das duas partes, ou seja, os direitos e deveres de cada um.
  • Condições especiais – Qualquer cobertura adicional que você contratou no seguro estará aqui. Além disso, dados como motoristas adicionais e outras informações extras também estarão escritas nessa seção.
  • Condições particulares – As coberturas, indenizações e benefícios estarão detalhadas nessa seção, além dos dados específicos do contrato, como início e vencimento da apólice.

Quando a apólice é emitida?

Quando você deseja fechar um seguro auto, o corretor de seguros irá te mandar uma proposta do seu seguro para a seguradora, que tem 15 dias para aceitar. Uma vez aceita, essa proposta vira uma apólice. Logo depois disso, a apólice é enviada para você pelo Correios, mas, por conta da lentidão do sistema, não é possível prever quando você terá o documento em mãos.

Já que o IQ 360 é uma corretora de seguros online, nós te enviamos uma via digital da apólice por email para você logo que ela é emitida pela seguradora: assim você não precisa contar com a sorte dos Correios para saber se está tudo certo com o seu contrato. Cote seu seguro auto aqui com a gente!