O que é um rastreador de carro?

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. O que é um rastreador
  2. Seguro auto mais barato
  3. Veículos de cargas ou comerciais
  4. Segurança pessoal

Instalar um rastreador de veículos no interior do seu carro é uma das medidas mais eficientes para recuperá-lo em caso de roubo ou furto. Com esse aparelho, o proprietário do veículo consegue localizá-lo mais rapidamente e ainda pode monitorá-lo 24 horas por dia, de onde estiver.

Saiba mais como funciona:

O que é um rastreador

Os rastreadores são pequenos aparelhos capazes de mostrar a exata localização de um veículo. E não importa se ele está em movimento ou estacionado, o proprietário poderá receber as informações em tempo real. Isso ocorre porque existem dois tipos de rastreadores: os que funcionam por meio de radiofrequência, com base em antenas receptoras; e os mais eficientes e modernos, com tecnologia de GPS, cuja informação é gerada por satélites. Segundo os especialistas, em ambos os casos, é possível identificar a sua localização com muita precisão, mesmo se ele estiver em lugar fechado e de difícil acesso.

Seguro auto mais barato

Tendo um rastreador de veículos, as chances de você encontrar o seu carro em caso de roubos ou furtos aumentam muito e isso se reflete diretamente no valor que você pagará no seguro auto. Segundo os especialistas, os veículos que possuem o aparelho chegam a ter uma economia de 25% no preço das apólices. Ou seja, é uma economia que vale a pena se você circula em áreas de risco ou viaja com frequência. Se o seu carro está na lista dos mais visados pelos bandidos, esse também é um fator decisivo para inserir um rastreador.

Veículos de cargas ou comerciais

O rastreador também é um ótimo aliado para veículos usados por empresas, especialmente se houver o transporte de cargas. Ou seja, em caso de sinistros, além de recuperar o veículo, o produto ou a mercadoria também ficarão mais resguardados se houver essa tecnologia. Claro que o rastreador não garante que a carga não será roubada antes que o proprietário encontre o veículo, mas é um aliado a mais nesse processo.

Segurança pessoal

O rastreador também ajuda na segurança pessoal do motorista e da sua família. Em caso de sequestros, por exemplo, a família poderá acionar o rastreador e informar a localização do veículo à polícia. Essa medida é extremamente válida para carros de luxo ou veículos cujos proprietários são conhecidos publicamente. Se você mora em áreas de risco, também é um fator importante para instalar um rastreador.