O que é pane elétrica?

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Bateria
  2. Fusíveis
  3. Alternador
  4. Sobrecarga
  5. Bobina

Seu carro parou de funcionar? Não consegue dar partida e o rádio ou os faróis também não estão funcionando? Pode ser uma pane elétrica. As causas podem ser diversas e às vezes a origem do problema é simples.

Se a pane elétrica ocorrer enquanto estiver dirigindo, fique calmo. Ligue o pisca alerta e tente tirar o carro da pista indo para o acostamento ou para a faixa da direita. Se o problema for a bateria, você pode pedir ajudar para outro motorista e recarregá-la por meio de uma “chupeta”, mas caso não resolva é melhor chamar o guincho.

Bateria

O mau funcionamento da bateria deve ser a primeira suspeita, pois ela que é responsável pela descarga elétrica que ajuda no funcionamento do veículo. Mas, ainda é preciso ter certeza de que essa é a causa do problema. Confira se a luz do painel relacionada à bateria está acessa, o que certamente é indício que algo está errado. Faça o teste e tente recarregá-la com a ajuda de outro carro e os cabos de transferência de energia, se ela for a causa da pane ele voltará a funcionar.

Algumas medidas simples podem aumentar a vida útil de sua bateria, como retirar a frente do rádio quando não está em uso, evitar deixar rádio ou faróis ligados com o veículo desligado e não deixar o carro parado por muitos dias.

Fusíveis

Outro problema comum e de fácil resolução que pode ter causado a pane elétrica é a queima de fusíveis. Olhe no manual para descobrir onde ficam os fusíveis do seu carro e verifique se algum deles não está queimado, a troca é barata e simples.

Alternador

Se você descobriu que não é a bateria ou algum fusível a causa do problema, talvez seja o alternador. Essa peça é responsável por manter os itens eletrônicos do veículo ligados, inclusive motor e ignição, e recarregar a bateria, mas quando ele está rachado ou muito desgastado pode parar cumprir suas funções, então chegou a hora de trocá-lo.

Sobrecarga

A sobrecarga de energia pode acontecer quando há componentes ou acessórios eletrônicos instalados no veículo que não fazem parte do projeto original ou não são compatíveis com a voltagem da bateria do veículo, como caixas de som, câmeras de ré, alarme, vidros e travas elétricas.

Bobina

Responsável por gerar altas-tensões elétricas para criar faíscas nas velas, a bobina pode correr o risco de superaquecer, parar de funcionar e deixar de enviar energia necessária para o funcionamento do veículo. Espere o carro esfriar para tentar dar a partida de novo. Se funcionar, essa pode ser a causa do problema elétrico, por isso procure alguma assistência elétrica para resolver o problema o mais rápido possível.