Seguro auto para pessoas com deficiência

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Indenização diferenciada para pessoas com deficiência
  2. Cuidados na contratação para pessoas com deficiência
  3. Adaptação do próprio carro para pessoas com deficiência
  4. Condutor ou carona
  5. Descontos especiais para pessoas com deficiência

O seguro auto é aquele que contratamos para garantir que em caso de acidentes, roubos ou furtos do veículo teremos algum tipo de reparo e reembolso. Em sinistros provocados a terceiros, muitos planos também cobrem os prejuízos e oferecem toda a assistência. O que nem todo mundo sabe é que o seguro para pessoas com deficiência tem algumas diferenças na hora da contratação.

Segundo os especialistas, cresce o número de pessoas com algum tipo de deficiência que dirige o próprio carro, fazendo uso do seu direito de ir e vir, com autonomia para escolher qualquer tipo de locomoção. A indústria automobilística também já percebeu isso e vem aperfeiçoando os veículos com o maior número de recursos possíveis.

Saiba como funciona o seguro auto para pessoas com deficiência e confira algumas dicas:

Indenização diferenciada para pessoas com deficiência

Os deficientes físicos possuem isenção para comprar veículos, tais como o IPI e o ICMS, impostos que incidem sobre o preço de um carro zero, adquirido nas concessionárias. Por essa razão, no seguro auto, a indenização será menor do que o preço de mercado anunciado na tabela da FIPE, por exemplo. Algumas concessionárias inclusive costumam cobrar do segurado o valor desses impostos à parte para poder fazer a indenização integral. Essa talvez seja uma das principais diferenças na contratação de um seguro auto para pessoas com deficiência.

Cuidados na contratação para pessoas com deficiência

A primeira dica para contratar um seguro auto para pessoas com deficiência é pesquisar muito entre as seguradoras. A maioria das empresas já oferece essa modalidade, por isso é importante comparar os preços e os planos. E mesmo na hora de assinar o contrato, verifique se o texto está bastante explícito com relação às adaptações do veículo. Se o segurado precisar de um carro reserva especial, todas as necessidades do seu tipo específico de deficiência deverão constar claramente.

Adaptação do próprio carro para pessoas com deficiência

Se além de adquirir um veículo especial o segurado fizer mais modificações para adaptar o carro ao condutor, isso também deverá constar no seguro auto. Cada uma das alterações deve aparecer no texto.

Condutor ou carona

Outra especificidade do seguro auto para pessoas com deficiência é que o condutor não precisa ser exatamente a pessoa que tem alguma deficiência. Ou seja, se o veículo está adaptado, mas o deficiente não é o motorista, o seguro deve ser especial. Isso porque o segurado depende de uma outra pessoa para se locomover. Todos os motoristas que farão esse transporte deverão aparecer no seguro auto, devidamente descritos como acompanhantes.

Descontos especiais para pessoas com deficiência

O seguro auto também terá descontos para pessoas com deficiência, como preço menor na franquia, estacionamentos mais baratos, aluguel de um outro veículo, além de ter assistência 24h em caso de acidentes ou sinistros.