Porto Seguro Auto: coberturas e benefícios

Por Maria Teresa Lazarini

Índice de Conteúdomenu

  1. Principais coberturas do Porto Seguro Auto
  2. Principais benefícios da Porto Seguro Auto
  3. Como contratar um seguro auto da Porto?
  4. Vale a pena fechar a Porto Seguro Auto?

A Porto Seguro Auto é uma seguradora de veículos que faz parte do Grupo Porto, empresa brasileira de seguros gerais fundada em 1945. Atualmente, o Grupo Porto é composto por 28 empresas, mais de 14 mil funcionários e é reconhecido como referência principalmente nos setores Auto e Residência.

Empresa autorizada pela SUSEP, a Porto Seguro Auto oferece planos tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, além de possuir tipos de seguros para públicos específicos como o Seguro Auto Sênior, Jovem ou Mulher. Em 2016, a Porto Seguro Auto ganhou o prêmio “Marca Mais Amada do Brasil” no quesito Seguro Auto e também foi considerada a marca mais lembrada pelos consumidores na categoria Seguradora no prêmio Top of Mind 2015 da Revista Folha de São Paulo.

Clientes da Porto Seguro Auto elogiam a seguradora pela agilidade e prontidão no atendimento, principalmente por conta do serviço “Assistência 24h” que é oferecido. No Portal Reclame Aqui, reputação da seguradora é tida como “Boa”, porque atende 100% das reclamações postadas e já solucionou 77,5% delas.

Neste texto vamos mostrar as coberturas de seguro auto oferecidas pela Porto, os benefícios que você ganha em se tornar um cliente da empresa, o que é preciso fazer para contratar o seguro auto e vamos analisar se realmente vale a pena fechar uma apólice com a Porto.

Principais coberturas do Porto Seguro Auto

A Porto Seguro Auto oferece um leque variado de coberturas, que se dividem em duas seções: Básicas e Opcionais. As coberturas básicas são as essenciais de um seguro auto, como a Total, que cobre indenizações após sinistros como colisão e roubo. Já para ter acesso às coberturas opcionais, é necessário pagar um valor a mais na apólice para cada cobertura extra, como a de Higienização.

Veja a seguir os diferentes tipos de coberturas:

Básicas

  • Total: cobertura de indenização integral e parcial resultado de roubo, furto, incêndio, colisão e alagamento.
  • Danos a Terceiros: esta cobertura se refere tanto a danos materiais como corporais que foram resultados de acidentes com terceiros.
  • Acidentes Pessoais de Passageiros (APP): esta cobertura é usada quando os passageiros do carro segurado sofrem danos corporais em razão de acidente com o veículo segurado.
  • Carro Extra: em caso de sinistro, esta cobertura garante a locação de um veículo popular básico 1.0 pelo período de 7, 15 ou 30 dias.
  • Proteção aos Vidros: troca ou reparo aos vidros, lanternas, faróis e retrovisores em caso de danos aos mesmos.
  • Incêndio, Roubo e Furto: em caso de sinistro de indenização integral, esta cobertura garante o reembolso de despesas que você possa vir a ter até o limite máximo previsto na apólice.

Adicionais

  • Isenção de Franquia no Primeiro Sinistro (Seguro da Franquia): esta cobertura garante o pagamento integral da franquia no primeiro sinistro, se os prejuízos ultrapassarem o valor da franquia marcada na apólice.
  • Higienização em Caso de Alagamento: caso aconteçam enchentes, alagamentos ou inundações, essa cobertura garante a limpeza do veículo – quando o sinistro não atingir o valor da franquia.
  • Carta Verde: este é um seguro obrigatório para veículos que entram em países do Mercosul e pode ser contratado tanto por segurados Porto quanto para não segurados. Seu objetivo é proteger terceiros afetados por acidentes de trânsito.
  • Carro Extra Porte Médio: ao invés de permitir a locação de um veículo popular como na cobertura básica “Carro Extra”, esta cobertura disponibiliza a locação de um veículo de marca nacional, de porte médio, modelo sedan 1.4; pelo mesmo período de tempo que a cobertura.
  • Lucros Cessantes por Paralisação do Veículo: caso o veículo envolvido em um acidente seja utilizado para trabalho (como táxis), esta cobertura prevê o pagamento de diárias.
  • Reembolso de Despesas Extraordinárias: garante o reembolso de despesas que você possa ter em caso de sinistro de indenização integral.

A Porto também oferece a Assistência 24h para envio de guincho próprio ou técnico, o que é considerado como um dos grandes diferenciais da seguradora. A Porto Seguro é a única seguradora no mercado que possui uma rede de guincho não terceirizada, garantindo um serviço mais exclusivo para clientes Porto e também uma qualidade superior. Essa assistência não é considerada como cobertura porque todos os clientes de seguro auto da empresa têm direito a essa vantagem sem necessitar abrir um sinistro.

Além dessas coberturas, a Porto é a seguradora brasileira que apresenta o maior número de benefícios extras aos clientes. Conheça quais são eles no próximo tópico.

Principais benefícios da Porto Seguro Auto

O seguro de automóveis da Porto Seguro é o mais completo da categoria no Brasil, por que conta com mais de 50 benefícios para os clientes: as vantagens não são só para o seu carro, mas também para você e para o seu bolso.

Para lidar com problemas e imprevistos, a Porto oferece a Assistência 24h, Help Desk para problemas com eletrônicos, assistência para sua bicicleta e serviço de cartório VIP. Além disso, a assistência da Porto que mais chama atenção é o “Motorista da Vez”: para você voltar mais tranquilo com o seu carro depois de beber, um motorista da Porto Seguro te dirige, com segurança, de volta para casa. Você consegue solicitar esse serviço pelos telefones de atendimento da Porto na hora que precisar ou pode também reservar com antecedência.

Para facilitar no seu dia-a-dia e economizar a Porto também oferece descontos na franquia ou no carro reserva, reparos grátis na sua casa, cuidados especiais para seu PET (como atendimento 24h de graça por telefone com veterinários), oficinas especializadas e descontos em estacionamentos Estapar. Mas vale lembrar que o acesso a todos esses serviços e benefícios citados depende do tipo e modelo de veículo segurado, da região em que você está, do seguro contratado e das condições de contratação.

Outro benefício que clientes do Porto Seguro Auto podem aproveitar é o Clube Porto, um clube de vantagens que fornece vouchers de descontos para produtos, eventos ou serviços nas categorias lazer, viagens, entretenimento, saúde, bem-estar, compras e serviços automotivos.  Para ter acesso a esse benefício, o cliente deve fazer um cadastro pelo site.

Como contratar um seguro auto da Porto?

Para fechar uma apólice de seguro auto da Porto que seja adequada ao seu perfil e ao do seu veículo, você pode fazer uma cotação grátis com o IQ 360 aqui. Através da plataforma de corretor de seguros do IQ 360, todo o processo de contratação de seguro auto é online – tudo muito rápido e sem grandes burocracias.

Para contratar um seguro auto com a Porto, você vai precisar fornecer tanto informações pessoais suas (como CPF, nome completo e endereço) quanto informações específicas do veículo segurado. Neste momento da contratação é essencial dizer a verdade nua e crua: não minta sobre o lugar em que o carro passa a noite, quais são os motoristas usuais do carro e com que frequência você utiliza o automóvel.

A partir dessas informações a apólice será estipulada e, consequentemente, o prêmio e as franquias serão determinados conforme as características que você informar. Assim, se a seguradora perceber que você não forneceu dados corretos no momento de fechar a apólice, ela pode se recusar a dar as coberturas em caso de sinistros.

Também vale a pena checar se você consegue descolar alguns descontos se você quiser contratar um seguro auto da Porto. Para exemplificar, quem é cliente do cartão Porto Seguro consegue ganhar 12% de desconto no valor do seguro auto, e, só de baixar o App Trânsito + Gentil, você já ganha 3% de desconto no valor da contratação ou renovação do seguro auto.

Vale a pena fechar a Porto Seguro Auto?

Como você pôde ver nos tópicos anteriores, o seguro auto da Porto conta com diversos benefícios para você e para seu carro, o que é um dos grandes diferenciais da empresa. Se você colocar na balança toda a economia que esses benefícios te darão, ou seja, quanto você pode guardar de dinheiro com os descontos e serviços gratuitos que a empresa oferece, o valor do seguro auto da Porto é extremamente vantajoso.

Um fator que pode dificultar a contratação de um seguro auto da Porto é a análise de risco, estudo que a empresa faz para considerar se a pessoa que solicita o seguro pode causar grandes prejuízos nas contas da seguradora. Na Porto Seguro Auto, esta análise de risco costuma ser mais criteriosa, ou seja, não é todo mundo que consegue fazer seguro lá.

Entretanto, a Porto Seguro é uma seguradora altamente qualificada que está no mercado há mais de 70 anos, podendo ser considerada como uma empresa muito confiável no ramo de seguros de carro. Além disso, o atendimento da Porto Seguro é rápido e ágil; tanto para pedir coberturas como para acessar os benefícios.

Se você quiser pagar um pouco mais pelo seguro do seu carro e for aceito depois da análise de risco, contratar o seguro auto com a Porto Seguro pode ser a melhor opção.