O que significa prêmio no seguro auto?

Por Redação IQ 360

premio-seguro-o-que-e

A partir do momento em que você fecha um seguro auto com uma seguradora, você deverá pagar um prêmio que estará escrito na apólice. Se essa frase não faz muito sentido para você, não se preocupe – os termos do mundo de seguros têm nomes específicos que confundem muita gente.
Confira o texto a seguir para entender um dos principais termos para alguém que contrata um seguro auto: o prêmio.

O que é prêmio de um seguro?

Para qualquer produto que você compra, você deve pagar um valor que representa quanto aquele objeto ou serviço custa. Para um seguro auto é a mesma coisa: para você conseguir contratar um seguro, você deve pagar um preço anualmente que vai te garantir o auxílio de uma seguradora caso imprevistos aconteçam com o seu carro.
Este valor que você paga para ter acesso a tudo que um seguro oferece é chamado de prêmio. Deste modo, se você paga um preço de R$3.000 no seu seguro, isso quer dizer que o seu prêmio é de R$3.000. Por isso, não confunda o termo com indenização ou algum tipo de recompensa de um sorteio ou competição, uma vez que o nome prêmio não tem relação com o sentido usual da palavra, mas significa valor do seguro.
A SUSEP, a entidade reguladora de seguros no Brasil, define prêmio como “o valor que o segurado paga à seguradora pelo seguro para transferir a ela o risco previsto nas Condições Contratuais”. Segundo a entidade, pagar o prêmio é uma das principais obrigações do segurado.

Como o prêmio do seguro é calculado?

Como você já deve ter ouvido falar, o prêmio de cada seguro auto é definido de acordo com algumas informações do seu perfil e do seu carro. Deste modo, não é possível falar diretamente quanto custa um seguro auto, porque isso depende de vários fatores, sendo os principais:

  • Modelo de Carro: se o modelo do seu carro tiver altos índices de roubo, provavelmente o seguro auto será mais caro, uma vez que o carro é mais visado. O modelo também pode encarecer o seguro conforme o ano de fabricação, credibilidade da montadora, entre outros motivos.
  • Onde o carro fica guardado: carros que são guardados em garagens costumam ter um seguro auto mais em conta, porque a seguradora assume que o veículo fica menos exposto a roubos e furtos.
  • Gênero do motorista: diversos estudos revelaram que os homens até os 50 anos estão mais envolvidos em sinistros que as mulheres. Por conta disso, seguro auto para mulheres costuma ter um prêmio menor.
  • Idade do motorista: se o carro segurado for dirigido por motoristas de 18 a 26 anos, o prêmio será mais caro. Isso acontece porque esta faixa etária é considerada como a “idade de risco”, já que motoristas recém-habilitados têm mais chances de se envolverem em acidentes.
  • Trajeto principal: Se o carro será utilizado para trabalho e/ou deslocamento até faculdade ou outro local, será buscado o índice de criminalidade e de acidentes de trânsito da região. Quanto maior for a chance de sinistros nesta, maior serão os valores a serem pagos.

Se você deseja diminuir o prêmio do seu seguro auto, preste atenção nessas dicas preparadas pela youtuber Maiara Xavier para o canal do IQ 360!