Principais seguradoras de Seguro Auto

Por Redação IQ 360

Principais seguradoras de Seguro Auto

No Brasil, menos da metade dos veículos tem Seguro Auto. Isso acontece porque, diferentemente de outros países, aqui o seguro veicular não é uma obrigatoriedade.
As seguradoras têm procurado oferecer seus serviços a preços atrativos na tentativa de aumentar sua clientela. De fato, houve bastante redução no valor cobrado.
Há cerca de duas décadas, possuir um Seguro Auto era sinônimo de ter que pagar anualmente em torno de 20% do valor do carro. Hoje o percentual não costuma ser maior do que 5% anuais, principalmete quando o carro é popular.
Porém, com tantas opções de seguradoras no mercado, fica difícil escolher uma que seja confiável e que atenda as nossas necessidades. Pensando nisso, fizemos este artigo com o objetivo de lhe auxiliar quanto às dúvidas sobre este assunto.

Principais seguradoras que oferecem Seguro Auto

Fizemos uma lista com as principais seguradoras que oferecem Seguro Auto. Dessa maneira você conseguirá escolher aquela que está de acordo com seu perfil.
1 – Allianz Seguros
A seguradora Allianz Seguros está presente em mais de 70 países e hoje tem mais de 16 mil corretores apenas no Brasil, com mais de 1 milhão de clientes.
O seu Seguro Auto é chamado de Seguro Allianz Ayrton Senna e é conhecido como o primeiro seguro que oferece benefícios sociais no Brasil. Essa é uma parceria com o Instituto Ayrton Senna, que trabalha com causas relacionadas à educação.
2 – AIG
A AIG é uma seguradora que atua em mais de 80 países. No Brasil, está no mercado há quase 7 décadas. Ela trabalha com cinco tipos de assistências diferentes, segmentadas para perfis específicos de clientes.
3 – HDI Seguros
HDI Seguros está no mercado há mais de um século e por essa razão é muito conhecida. De origem alemã, chegou ao Brasil na década de 80.
No que diz respeito aos seguros de automóvel, ela é conhecida pela agilidade para atender seus clientes em caso de sinistros, como acidentes, por exemplo.
4 – Itaú Seguros
O Itaú é um dos bancos mais conhecidos do país, e seus serviços de Seguro Auto são bem aceitos e recomendados pelos seus clientes. A confiabilidade e a solidez do banco colaboram para a boa aceitação do Seguro Auto.
Para quem já dispõe de conta no banco, as vantagens são ainda maiores. Por exemplo, existe a opção de um carro reserva grátis por 20 dias ou guincho para terceiros, se o segurado achar que tem responsabilidade no sinistro.
5 – Bradesco
Assim como o Itaú, o Bradesco é um banco bastante popular no país. Além das coberturas, ele disponibiliza em seu site a possibilidade de cotação do valor do seguro.
A instituição também concede benefícios como descontos em tarifas de estacionamento, serviços de despachadoria, lojas online e centros automotivos para revisão e reparo de automóveis.
6- Liberty
A Liberty é uma seguradora com mais de um século de existência. Ela é atualmente a quinta maior seguradora brasileira e conta com mais de um milhão de automóveis segurados.
7- Mapfre
A Mapfre é uma seguradora mais recente no mercado brasileiro: tem menos de 30 anos. Ela faz parte de um grupo espanhol que atua em mais de 40 países.
Seus seguros têm diversas modalidades. Cada uma conta com serviços diferenciados, inclusive para caminhoneiros e taxistas.
8- Porto Seguro
A Porto Seguro está há mais de 70 anos no mercado e conta com mais de 15 milhões de clientes apenas no Brasil, sendo a líder de participação de mercado no setor auto.
Já recebeu diversos prêmios, inclusive o de marca de Seguro Auto mais amado do país (2016) oferecido pela Revista Consumidor Moderno.
9- SulAmérica
Uma das mais antigas seguradoras existentes. Há 120 anos no mercado, a SulAmérica tem mais de 7 milhões de clientes e oferece seguros com vantagens específicas para mulheres e para os que compraram carro 0km.
10- Tokio Marine
A Tokio Marine atua com seguros desde 1879 e está em aproximadamente 40 países. No Brasil, é uma das dez maiores seguradoras. Nos últimos anos, tem se destacado por ganhar prêmios como uma das melhores empresas para se trabalhar.
Quanto ao Seguro Auto, é reconhecido por oferecer rapidez no pagamento de indenizações integrais, comprometendo-se a fazer o pagamento ao cliente em até cinco dias contados a partir do recebimento da documentação.

IQ Seguro Auto

Cote e contrate seu seguro 100% online

Cotamos o seguro auto perfeito para você com as melhores seguradoras

Faça cotação grátis

Características gerais das seguradoras

Todas as seguradoras trabalham com dois parâmetros para chegar ao valor do Seguro Auto. O primeiro deles é a franquia e o outro, as coberturas.
Entende-se como franquia o valor mínimo para acionar o seguro. Por exemplo, se você sofrer um acidente e a sua franquia for dois mil reais, só compensa acionar o seguro se o valor do reparo do automóvel for superior a dois mil. Se for menor, você deve custear o prejuízo.
Ao contratar o Seguro Auto, pode-se optar por diferentes tipos de franquia, como a franquia reduzida e a ampliada, sendo que o valor da franquia e o prêmio pago pelo seguro são inversamente proporcionais (quanto maior o valor acertado para a franquia, menor o valor do prêmio, e vice versa).
Por exemplo, se um usuário acredita que está exposto a uma chance baixa de bater o carro, pode ser vantajoso optar por franquia ampliada e obter desconto no prêmio. Por outro lado, se ele acredita que está exposto a muitos riscos, a franquia reduzida pode ser a melhor opção.
A franquia isenta é a mais cara de todas. Isso significa que você pode acionar a seguradora em qualquer situação para fazer qualquer tipo de reparo no veículo.
Quanto às coberturas, pode-se dizer que são oferecidos os seguros básicos e a possibilidade de contratar coberturas adicionais.
Há a cobertura total, na qual o veículo é assegurado de qualquer tipo de acidente.Também existe a cobertura parcial, voltada para algum problema especifico, como casos de incêndios, roubos ou colisões, por exemplo.

Seguradoras mais baratas em 2017

Muitas pessoas acham que não é possível encontrar uma seguradora por um preço mais em conta, porém existem seguros com valores bem atrativos.
É necessário estar ciente de que geralmente o valor difere de acordo com os hábitos do cliente, o carro e as demais necessidades que o consumidor tem em mente. Mesmo assim é possível encontrar seguradoras mais baratas considerando os dados mais recentes.
Por exemplo, a revista Exame divulgou a cotação de um seguro para homem na faixa de 45 anos que tenha adquirido um Gol 1.0 de 4 portas 2014. Este condutor seria casado e teria mais de dez anos de habilitado.
Neste caso, o seguro custaria entre R$1100 e R$1200 nas cinco capitais pesquisadas (Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre) e as seguradoras mais baratas foram a SulAmérica e a Bradesco Seguros.