Quando preciso fazer uma manutenção no meu carro?

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Usabilidade do carro
  2. Viagem longa
  3. Compra de carro usado
  4. Manutenção do maquinário

Ao adquirir um carro, muitos motoristas acabam deixando a manutenção para mais adiante. Se for um veículo zero quilômetro, essa tendência aumenta ainda mais. No entanto, é fundamental lembrar que muitos acidentes ocorrem por causa de falhas mecânicas que poderiam ser facilmente evitadas se o proprietário estivesse mais atento à revisão periódica.

Para saber o intervalo máximo entre uma revisão e outra no seu carro, o primeiro passo é consultar o manual do fabricante. Lá devem constar as informações sobre a periodicidade de manutenção de cada uma das peças mais importantes do maquinário.

De toda forma, existem alguns parâmetros mais gerais que podem indicar quando você deve correr para a oficina. Confira:

Usabilidade do carro

Um dos principais indicativos de que você precisa fazer uma revisão é o tempo de uso do veículo. Em média, os especialistas recomendam que a cada seis meses, no máximo, o carro seja levado para uma revisão completa. Se você utiliza o automóvel com muita frequência, por várias horas diárias, esse tempo pode ser ainda menor e o indicador é alterado para a quilometragem. A cada dez mil quilômetros, o veículo precisa ser revisado.

Viagem longa

Talvez essa dica seja a mais conhecida entre os motoristas. Especialmente no período que antecede as férias ou festas de final de ano, muitas pessoas acabam fazendo uma revisão no veículo tentando garantir a segurança da família. Se a viagem for muito longa ou vocês encontrarem muitos congestionamentos pelo caminho, essa recomendação é ainda maior. Portanto, mesmo que você já tenha feito uma boa revisão ao longo do ano, leve o carro até a sua mecânica de confiança e verifique se está tudo em dia mesmo. Dependendo do uso diário, qualquer detalhezinho que tenha sido danificado nos últimos dias ou semanas pode fazer toda a diferença em um eventual acidente.

Compra de carro usado

Se você adquiriu um carro usado ou seminovo, o ideal é que a revisão seja feita por você, logo depois da compra. Por mais que o antigo proprietário tenha laudos em mãos certificando a manutenção, é melhor que o seu mecânico também faça uma checagem geral para você se sentir mais seguro, não é mesmo? Dependendo do tempo de fabricação, se o carro tiver mais do que cinco ou oito anos, a cada cinco mil quilômetros ou três meses de uso já são suficientes para dar uma boa olhada no maquinário.

Manutenção do maquinário

Nessa revisão periódica, peça ao seu mecânico que verifique principalmente o funcionamento do motor, as pastilhas de freios, o nível do óleo, o câmbio, a suspensão, os pneus, os filtros do ar condicionado, a fiação elétrica, a bateria, e a lataria para ver se não ficou nenhum arranhão para trás.

Sempre é bom lembrar que manter o carro em dia também vai facilitar a revenda, quando você decidir que é hora de trocar de veículo. Portanto, além da segurança, fazer a manutenção periódica é um investimento.