Rastreador Veicular x Seguro Auto: qual a melhor opção?

Por Diana Ribeiro

rastreador-veicular-seguro-auto

Com alta taxas de roubos e furtos, pincipalmente nos grandes centros urbanos, é normal que procuremos formas de proteger os nossos bens. E com o carro não é diferente. Seguindo essa lógica surge o rastreador veicular que é uma alternativa ao seguro auto, mas também pode ser usado como complemento.
Neste artigo vamos te explicar o que é o rastreador veicular, como funciona, quais as diferenças em relação ao seguro auto convencional e se vale a pena instalar um em seu veículo. Confira!

Rastreador veicular: o que é e como funciona

Os rastreadores veiculares são aparelhos de geolocalização que indicam por onde o veículo está circulando ou estacionado através de um equipamento instalado no carro que emite sinais por meio de antenas. Há dois tipos de tecnologias que são usadas nos aparelhos rastreadores de carro: sistemas de radiofrequência ou GPS.
Cada modelo é mais vantajoso para uma situação: se você circula em áreas de cobertura regional, como grandes centros urbanos, a tecnologia mais indicada é radiofrequência. Mas se você utiliza o veículo para viajar e circula fora da área de cobertura regional, a melhor opção são os aparelhos por GPS. Você consegue descobrir essas informações com as empresas que vendem e instalam o rastreador.
Para descobrir exatamente o que cada empresa de rastreamento cobre é necessário entrar em contato diretamente com elas. Mas, de forma geral, as empresas de rastreadores veiculares cobrem perda total do veículo decorrente de roubo ou furto, caso o veículo não seja localizado. No entanto, se o carro for encontrado sem algum item, seja acessório ou peças, o dono do veículo arca com esse prejuízo na maioria das situações.
Há algumas empresas que também cobrem o valor do veículo em caso de perda total por colisão, lembrando que o carro só é dado como perda total se o valor do conserto ultrapassar 75% do valor da tabela FIPE.
Se você pensa em instalar um rastreador no seu carro tome cuidado e pesquise sobre a empresa que irá contratar. É fácil encontrar casos de pessoas que caíram em golpes de falsas empresas de rastreadores e perderam seus veículos. Algumas empresas que oferecem esse serviço e são confiáveis são: Pósitron, Carsystem Ituran e Suhai.

Seguro Auto x Rastreador Veicular: qual o melhor?

Antes de qualquer coisa, você deve ter em mente que uma coisa não elimina a outra. Se você quer segurança garantida, contratar um seguro auto é fundamental. Mas instalar um rastreador veicular simultaneamente é uma boa opção, além do mais um carro com rastreador instalado tende a ter um valor menor de seguro auto. As duas opções têm propostas diferentes, e por isso são complementares. Confira algumas características dos rastreadores e do seguro auto:
Rastreador veicular:

  • Preço acessível: é possível contratar uma empresa de rastreador por apenas R$39,90 mensais + o valor da instalação do equipamento. Esse é um dos principais atrativos em relação ao seguro auto.
  • Sem análise de perfil: isso significa que qualquer motorista pode contratar e instalar um rastreador em seu veículo. Na contratação da apólice de um seguro auto é feita uma análise de perfil do motorista que leva em consideração a idade, onde mora, para que utiliza o carro, onde estaciona o veículo, há quanto tempo é habilitado, etc. Essa análise demonstra o nível de risco da seguradora e pode aumentar ou diminuir o valor do seguro auto. Mas se você tem um perfil bom para as seguradoras, esse item não é vantajoso.
  • Rastreamento online: após a instalação do rastreador no veículo é possível fazer o rastreamento online do mesmo, caso ocorra algum imprevisto basta entrar em contato com a empresa de rastreador que contratou e solicitar o rastreamento. Algumas empresas contam com o benefício em que o dono do veículo também pode monitorar a localização, através do site da companhia ou por aplicativo de celular.
  • Localização do carro: em caso de roubo ou furto, o rastreador permite encontrar mais facilmente o veículo. Por conta do sistema de geolocalização, a possibilidade de o veículo ser encontrado é maior. Se para você encontrar o seu o carro é mais importante do que receber o valor do sinistro, essa é uma boa vantagem. No entanto, se o veículo for recuperado sem alguma peça ou acessória a empresa de rastreador não arca com esse prejuízo.

Veja agora alguns benefícios oferecidos pelo seguro auto e que não é possível ter apenas com a instalação do rastreador veicular:
Seguro auto:

  • Cobertura em caso de acidentes: uma grande vantagem do seguro auto é a cobertura em caso de acidente. Mediante o pagamento da franquia, a seguradora arca com o conserto do seu veículo. No trânsito caótico dos grandes centros urbanos é comum que ocorra acidentes e se esse imprevisto acontecer contigo ter um seguro auto fará muita diferença.
  • Cobertura para terceiros: essa cobertura permite que, caso você tenha se envolvido em um acidente em que é responsável, a seguradora cubra o conserto do carro da outra pessoa envolvida.
  • Assistência 24h: o seguro auto tem benefícios muito interessantes como os da assistência 24h, serviços de guincho, troca de pneu e chaveiro, que são essenciais em caso de imprevisto.
  • Reembolso 100% da Tabela Fipe: em caso de perda total do carro, seja por roubo, furto ou acidente o segurado é reembolsado em 100% do valor do veículo na tabela Fipe.
  • Coberturas extras: além das coberturas básicas, as seguradoras também oferecem coberturas extras, como o carro reserva por exemplo. Isso possibilita que você contrate mais serviços de acordo com as suas necessidades.

Vale a pena ter rastreador veicular?

Se você quer proteger o seu veículo, o mais recomendado é que você também tenha um seguro auto, pois só o seguro auto tem uma cobertura completa e você estará tranquilo caso se envolva em algum acidente, tenha o seu carro roubado ou necessite de assistência 24h.
No entanto, se essa opção não couber no seu atual orçamento, instalar um rastreador veicular também é uma opção, em caso de furto ou roubo o seu carro tem chances de ser localizado, mas você ainda pode sair no prejuízo se alguma peça ou acessório for retirado do veículo antes da recuperação.
Uma boa opção é utilizar o rastreador veicular em conjunto com o seguro auto, pois ter somente o rastreador veicular te deixa muito vulnerável a incidentes que podem ocorrer. Utilizar rastreador de carro também possibilita desconto de até 10% do seguro auto, por conta do menor risco que a seguradora assume. Cote o seguro auto gratuitamente com o IQ360.