Como e quando renovar seu seguro auto?

Por Maria Teresa Lazarini

Índice de Conteúdomenu

  1. Quando devo renovar o seguro auto?
  2. Que informações devo passar ao corretor do meu seguro auto?
  3. Como deixar a renovação do seguro auto mais barata?

Para não ficar nem um dia correndo risco com o seu carro, é muito importante prestar atenção no prazo de vencimento do seu seguro auto. Planejando a renovação do seguro auto com antecedência, você pode conseguir um preço mais em conta na apólice e fica tranquilo, já que o seu carro estará protegido por mais tempo.

Para saber como e quando você deve fazer a renovação do seguro auto, confira os tópicos a seguir.

Quando devo renovar o seguro auto?

Quando você contrata um seguro, vem escrito na apólice o prazo de vencimento daquele documento, ou seja, quando você não vai mais poder contar com o auxílio do seguro. Por isso, antes da apólice vencer, é extremamente recomendado você já se preparar para renovar o seu seguro – assim você não precisa passar por apuros caso sofra um sinistro e sua apólice já tenha expirado.

O ideal é fazer uma nova simulação de seguro auto três semanas antes da sua apólice vencer: assim, você consegue ver que opções estão disponíveis no mercado para o seu perfil e escolher a que mais se adequa com você. Este tempo de antecedência para fazer a renovação é essencial para não ficar um período sem seguro auto e também para dar tempo de fazer a vistoria no veículo, processo que algumas seguradoras cobram antes de renovar o seguro.

Assim que você contatar o seu corretor, ele irá buscar as melhores opções de seguro auto para você no mercado, mostrando para você em seguida os diferentes resultados. Aqui no IQ Seguros, basta você entrar em contato com um de nossos corretores pelo telefone ou chat que eles providenciarão o melhor seguro auto para você. Sem preocupações, a renovação do seu seguro auto vai ficar muito mais fácil.

Que informações devo passar ao corretor do meu seguro auto?

Já que o corretor é o profissional que faz a ponte entre o segurado e a seguradora, ele será o responsável por apresentar seu perfil para a empresa de seguros e fazer todo o contato de fechamento da apólice com ela. Mas para conseguir transmitir as informações corretas dos segurados numa renovação de seguro auto, o corretor deve ver se o perfil do cliente mudou.

Supondo que você tenha se divorciado e seu filho de 18 anos seja um novo motorista frequente do veículo: em casos assim é preciso que a seguradora saiba desses dados para montar sua apólice, porque esses fatores de perfil são essenciais para determinar o preço do seguro auto. Por isso, no momento da renovação do seguro, o corretor provavelmente te fará algumas perguntas para saber se informações como essas mudaram.

É sempre importante lembrar que você deve responder a verdade ao corretor sobre o perfil dos motoristas, já que a seguradora pode negar pagar a indenização de sinistros caso veja que as informações na apólice não condizem com a realidade.

Assim que seus dados e informações forem atualizados, a corretora fará uma nova cotação com as seguradoras e te informará sobre os resultados das cotações. Depois que você decidir qual é o melhor produto para você, o corretor vai finalizar seu contrato com a seguradora.

Como deixar a renovação do seguro auto mais barata?

Todo mundo que está renovando o seguro auto busca conseguir um desconto na renovação. Afinal, quem não gosta de um bom desconto? Pensando nisso, as seguradoras e corretoras disponibilizam alguns meios de os clientes conseguirem descontos na renovação. Veja a seguir alguns jeitos:

  • Classe de bônus: é o desconto que o segurado consegue em renovações caso nem um sinistro tenha sido registrado com a apólice anterior e esse desconto só aumenta com o passar das renovações. Geralmente, os pontos variam entre 5% e 40% e é possível transferir a classe de bônus de uma seguradora para a outra, caso sua renovação seja com uma empresa diferente.
  • Corretor: muitas vezes é comum os corretores darem descontos para as pessoas que voltam a fechar negócios com o mesmo profissional.

Existem muitos outros jeitos de deixar seu seguro auto mais barato. Você pode conferir neste vídeo que a youtuber Maiara Xavier preparou para o canal do IQ 360: