Por que todos os motoristas nos Estados Unidos têm Seguro Auto?

Por Redação IQ 360

seguro-auto-estados-unidos

Podemos dizer que os Estados Unidos são o país dos seguros, pois lá as empresas seguradoras faturam alto nas mais diferentes categorias do serviço, especialmente no setor de automóveis.
Em comparação ao cenário da nação norte-americana, o seguro de carros no Brasil ainda é bastante negligenciado. Por lá, 100% dos veículos possuem algum tipo de cobertura, enquanto, aqui, esse percentual cai para cerca de 10%, segundo estimativas de seguradoras. Vamos entender porque isso acontece.

Diferenças entre os produtos de cada país

Em todos os estados americanos, o seguro para cobertura de danos ocasionados a outras pessoas é obrigatório. Isso inclui gastos relacionados ao reparo de veículos ou propriedades de outras pessoas, e também custos médicos e funerários de vítimas. Isso contribui para que os americanos gastem mais na proteção de terceiros que na cobertura de danos pessoais.
Essa é uma diferença de comportamento bastante notável entre motoristas americanos e brasileiros. No Brasil, os condutores se preocupam mais em assegurar o próprio veículo e isso acontece por motivos diversos. Em nosso país há índices maiores de roubos e furtos, e a proteção de veículos de terceiros não é obrigatória.
Além das proteções básicas, as seguradoras americanas também dispõem de opções mais completas de apólices, que cobrem danos ao veículo do segurado que venham a ocorrer de situações como batidas, capotamentos ou estragos ocasionados por desastres naturais. Essa extensão do seguro é opcional, e os tipos de coberturas disponíveis podem variar.
Qualquer pessoa que queira conduzir um veículo no país necessita obrigatoriamente possuir o seguro básico, mesmo se o carro for alugado (neste caso, o valor do seguro costuma já estar incluso no preço serviço).
Para aqueles que desejam residir nos Estados Unidos e irão conduzir algum veículo por lá, o primeiro passo é procurar uma seguradora e garantir a contratação do plano obrigatório antes de sair da garagem. Condutores flagrados sem seguro são multados e podem ter a habilitação suspensa. Também ocorre a prisão do motorista caso ele se envolva em algum acidente e não possua apólice para cobertura dos gastos do mesmo.

Preços do Seguro Auto

Nos Estados Unidos o seguro anual do automóvel pode ser pago mensalmente ao longo do ano ou, em alguns casos, em seis meses por um valor mais baixo.
Assim como as companhias brasileiras, as empresas de seguros americanas também definem o valor a ser pago pelo segurado de acordo com os dados do automóvel e de seu condutor. Leva-se em consideração a região (zip code) em que se mora, idade do condutor, ano do veículo e outros detalhes bem similares aos solicitados por aqui.
O preço entre um estado e outro também varia muito. Portanto, para poder ter uma estimativa do valor que deverá ser pago pelo seguro de determinado carro, é essencial também saber em qual estado o mesmo será utilizado.
O site americano www.valuepenguin.com apresenta o valor médio pago pelos norte americanos em seguro de automóvel em 2017. Entre os estados com o seguro mais caro estão Michigan, Geórgia, New Jersey, Califórnia e Florida. Na outra ponta, Maine, Ohio e Nova York estão entre os mais baratos. No site também é possível obter a média de preços baseando-se também na região especifica, idade do motorista e modelo do automóvel. Os valores médios ficam entre U$2551 (Michigan) e U$964 (Maine).