Seguro Auto Popular da Azul Seguros vale a pena?

Por Maria Teresa Lazarini

Índice de Conteúdomenu

  1. Requisitos e coberturas do Seguro Auto Popular
  2. Benefícios do Seguro Auto Popular
  3. Como contratar o Seguro Auto Popular?
  4. Vale a pena contratar o Seguro Auto Popular?

A Azul Seguros, empresa parte do Grupo Porto, está no mercado de seguros desde 2003 e oferece três tipos diferentes de seguro auto: Tradicional, Leve e Popular. O produto mais barato da Azul Seguros é o último, o Seguro Auto Popular, que pode ser até 30% mais barato que o seguro auto padrão, mas que ainda conta com a qualidade de serviço dos produtos do Grupo Porto.

Se você deseja saber todas as coberturas e benefícios do seguro auto mais em conta do mercado, confira o texto a seguir.

Requisitos e coberturas do Seguro Auto Popular

Para conseguir contratar o Seguro Auto Popular da Azul Seguros, o veículo segurado deve se encaixar em dois quesitos. O primeiro requisito de contratação é que o veículo tenha 5 anos ou mais: isso acontece porque é mais fácil encontrar peças de reuso genéricas para carros mais antigos, enquanto carros novos possuem peças mais específicas.

O segundo requisito para ter um Seguro Auto Popular da Azul Seguros é que o carro segurado deve ser um carro popular, ou seja, custar no máximo R$60 mil. O motivo da Azul fazer essa condição é o fato de as peças de carros populares serem mais fáceis de serem encontradas do que as de veículos mais sofisticados. Exemplo de carros populares muito vendidos são Gol, Etios hatch, Palio, Uno, entre outros.

A Azul disponibiliza dois tipos de coberturas para o Seguro Auto Popular: as básicas e opcionais. As coberturas básicas são as essenciais de um seguro auto, como a de Colisão, que cobre indenizações após sinistros como batidas. Já para ter acesso às coberturas opcionais, é necessário pagar um valor a mais na apólice para cada cobertura extra, como a de Acidentes Pessoais de Passageiros.

Veja a seguir os diferentes tipos de coberturas:

Coberturas básicas

  • Colisão
  • Incêndio
  • Roubo
  • Furto

Coberturas extras

  • Vidros: protege os vidros do veículo segurado
  • Retrovisores: protege os retrovisores do veículo segurado
  • Faróis e lanternas: protege os faróis e lanternas do veículo segurado
  • Carro extra: garante um carro extra caso o segurado não consiga usar seu veículo por conta de um sinistro
  • Danos morais: cobre danos morais causados a terceiros
  • RCF-V: protege o segurado contra qualquer dano que ele possa causar a algum terceiro.
  • Acidentes Pessoais de Passageiros (APP): indeniza danos causados aos passageiros do veículo segurado, incluindo o próprio motorista

Benefícios do Seguro Auto Popular

Como afirma a própria Azul Seguros, o Seguro Auto Popular consegue ser uma das opções mais baratas no mercado brasileiro, podendo ser até 30% mais em conta que o seguro tradicional, justamente pelo fato de serem usadas peças de reuso no reparo do veículo, que nada mais são do que materiais automotivos reaproveitados de outros carros. Mas, além do valor atrativo, o Seguro Auto Popular oferece muitas outras vantagens para o seu veículo:

  • Parcelamento e desconto: o seguro pode ser pago em parcelas de até 10x ou à vista com 5% de desconto
  • Assistência 24h: guincho com limite de 100km, troca de pneus, pane mecânica, pane elétrica, auxílio na falta de combustível
  • Até 30% mais barato: o Seguro Auto Popular consegue ser até 30% mais barato que um seguro tradicional, porque repara com peças de reuso, oferece as coberturas essenciais e apresenta uma indenização abaixo da tabela FIPE
  • Centro de Atendimento Rápido (CAR): local para vistoria e liberação do carro em caso de sinistro
  • Reparo do Veículo: o segurado escolhe no momento da contratação uma oficina livre escolha ou referenciada
  • Indenização FIPE: você pode contratar 80% ou 90% da tabela FIPE.

Como contratar o Seguro Auto Popular?

Para fechar uma apólice do Seguro Auto Popular, você pode falar com um dos corretores do IQ Seguros pelo telefone ou chatbot e solicitar este produto. Aqui nós mostramos qual é o melhor seguro auto para você por meio de uma plataforma online, prática e rápida.

Se você deseja contratar um seguro auto com a Azul, você vai precisar fornecer tanto informações pessoais suas (como CPF, nome completo e endereço) quanto informações específicas do veículo segurado. Neste momento da contratação, é essencial dizer a verdade nua e crua: não minta sobre o lugar em que o carro passa a noite, quais são os motoristas usuais do carro e com que frequência você utiliza o automóvel.

Serão a partir dessas informações que a apólice será estipulada e, consequentemente, o prêmio e as franquias serão determinados conforme as características que você informar. Assim, se a seguradora perceber que você não forneceu dados corretos no momento de fechar a apólice, ela pode se recusar a dar as coberturas em caso de sinistros.

Vale a pena contratar o Seguro Auto Popular?

Pelo fato de ser uma seguradora que atua no mercado brasileiro há mais de 15 anos e também por ser parte do Grupo Porto, que existe há 70 anos, a Azul Seguros é uma empresa muito confiável e com ótima reputação. Além disso, a seguradora é altamente elogiada pelos clientes pelo preço acessível e agilidade no serviço.

Se você busca um seguro auto que ofereça um preço acessível e benefícios essenciais para o seu veículo, o Seguro Auto Popular pode ser a melhor opção para o seu caso. Mas antes de decidir se esta opção é ideal para o seu veículo, só lembre de checar se o seu carro tem 5 anos ou mais e se ele é da categoria “popular”. Caso seu carro se encaixo nesses quesitos, definitivamente o Seguro Auto Popular da Azul Seguros foi feito para você.

Ficou interessado nos seguros da Azul? Faça uma cotação gratuita aqui no IQ Seguros!