Seguro auto ou assistencia 24h?

Por Redação IQ 360

Seguro muito caro ou recusado? Uma assitência 24h pode te ajudar em situações de emergência

Seguro auto versus assistencia 24h

Na hora de proteger seu veículo, existem duas opções principais: seguro auto ou assistência 24h. Apesar de ambas possuírem suas vantagens, para cada uma delas existem perfis e situações mais adequadas.

Quais perfis são mais adequados ao seguro auto?

O seguro auto é uma apólice que pode ser contratada por meio de diferentes coberturas. A mais completa é chamada de seguro compreensivo e inclui uma grande variedade de riscos a que os carros estão sujeitos. Entre eles estão os seguintes:

  • Roubo e furto total ou parcial;
  • Colisão, derrapagem, abalroamento e capotagem;
  • Alagamento, inundação e enchente;
  • Terremoto, furacão, ressaca, vendaval e granizo;
  • Raios;
  • Explosão e incêndio;
  • Queda de objetos no veículo;
  • Avaria resultante de carga transportada;
  • Dano causado quando o carro é transportado;
  • Danos praticados por terceiros.

No entanto, existem coberturas mais básicas que podem ser o suficiente para determinados perfis de condutores. O seguro contra roubo e furto inclui menos riscos, é mais barato e o mais normalmente contratado, sendo que protege os veículos em demais situações, como as seguintes:

  • Colisão, capotagem, abalroamento e derrapagem causados em decorrência de furto ou roubo total;
  • Raios, incêndio e explosão;
  • Roubo ou furto de equipamento de som, imagem ou comunicação como consequência de roubo ou furto do veículo;
  • Perda total por colisão.

Existem ainda outros seguros auto disponíveis, são eles:

  • Seguro de terceiros, também chamado de RCF-V – Responsabilidade Civil Facultativo de Veículos;
  • Seguro de acidentes de passageiros, indicado especialmente a quem trabalha transportando pessoas em seus veículos.

Também estão disponíveis as coberturas adicionais, que ampliam a proteção ao veículo, podendo cobrir acessórios do carro, despesas extraordinárias e ampliar os limites de cobertura. Quanto mais abrangente for a cobertura eleita, mais alto fica o valor do seguro auto. Por conta disso, o condutor deve avaliar quais os reais riscos a que o seu veículo está sujeito para escolher pelo plano que mais se adequada as suas necessidades.
O número de furtos e roubos a veículos registrados no Brasil faz com que a contratação de um seguro seja cada vez mais comum. De acordo com a rotina que se tem e com a região onde se reside é possível optar pelas coberturas mais básicas ou pelas que protegem contra um maior número de riscos.
Por outro lado, de acordo com o perfil do motorista o valor do seguro pode ficar bastante alto. Um exemplo de pessoa que teria que pagar mais pelo seguro é a com as seguintes características: homem, jovem, solteiro, que não deixa o carro em garagens de noite e nem em estacionamentos de dia, que sai à noite, trabalha longe do endereço onde reside e o seu veículo tem mais de 10 anos.
Conforme o orçamento anual desse perfil de pessoa, o preço do seguro auto pode se tornar inviável.  Mas para não deixar o seu veículo totalmente desprotegido, é possível optar pela contratação do serviço de assistência 24 horas.

Quais perfis são mais adequados à assistência 24h?

A assistência 24 horas é um serviço que oferece diferentes atendimentos úteis aos motoristas em uma série de situações. Também conferem comodidade e segurança para resolver problemas que podem acontecer a qualquer momento quando se está dirigindo. Essa cobertura costuma ser bastante vantajosa quando o seguro de um carro está muito caro, seja devido idade elevada do veículo, alta quilometragem rodada ou perfil do condutor, ou em casos que o seguro não é aceito por nenhuma seguradora de interesse do condutor.
. Cada empresa de assistência 24h pode dispor de planos com um determinado pacote de serviços.
Serviços disponíveis para a assistência 24 horas
Reboque
Esse serviço pode ser acionado a qualquer momento e de qualquer lugar, desde que esteja na área de cobertura atendida. Com esse atendimento o cliente não precisa desembolsar os altos valores que costumam cobrar os guinchos para situações de emergência.
Troca de pneu
Esse serviço nem sempre é fácil de ser realizado, ainda mais quando está chovendo, o pneu furou em uma região perigosa ou a visibilidade está baixa. Por isso, a contratação desse atendimento pode trazer segurança à troca de pneu que é feita de maneira rápida por um profissional enviado ao local.
Chaveiro
Quando o condutor perde as chaves do seu carro não tem o que fazer a não ser chamar o chaveiro. Com a contratação da assistência 24 horas que oferece essa comodidade é possível conseguir outra chave em pouco tempo.
Pane seca
A pane seca é uma infração média prevista no Código de Trânsito Brasileiro, que além de exigir o pagamento de multa acrescenta quatro pontos na carteira de motorista. Além disso, o veículo é removido. Para evitar todos esses transtornos, com a contratação do serviço é disponibilizado um reboque para levar o carro até o posto mais próximo.
Carga de bateria
Com essa comodidade contratada, um mecânico vai até onde o veículo está para dar a carga rápida ou ajudar o cliente na troca da bateria, conforme a situação.
Transporte alternativo e hospedagem emergencial
Essa é mais uma facilidade que a assistência 24 horas pode oferecer. Esse serviço pode ser acionado quando o cliente não está na sua cidade, o seu veículo sofre algum problema e ele não pode ser consertado em pouco tempo.
Pessoas que usam bastante o seu veículo para se locomoverem no dia a dia e que dirigem em diferentes regiões da sua cidade ou estado beneficiam-se com a contratação da assistência 24h. Da mesma forma, o serviço é vantajoso a quem viaja a trabalho e a lazer de carro e com frequência pela área coberta pelo atendimento.