Seguro Carta Verde: o que é, coberturas e como contratar

Por Maria Teresa Lazarini

Índice de Conteúdomenu

  1. O que é o Seguro Carta Verde?
  2. Quais são as coberturas do Seguro Carta Verde?
  3. Como contratar o seguro Carta Verde?

Se você já pensou em fazer aquela viagem de carro com os amigos pela América Latina, saiba que é preciso contratar um seguro auto chamado Carta Verde antes de preparar as malas. Obrigatório para todos os veículos que desejam entrar em países do Mercosul, o seguro Carta Verde deve ser contratado por viajantes brasileiros desde 2012, ano em que o Brasil se tornou membro pleno do bloco econômico.

Para saber quais são as coberturas do seguro Carta Verde e como contratá-lo, preste atenção nos tópicos a seguir.

O que é o Seguro Carta Verde?

Assim como o Seguro DPVAT no Brasil, é obrigatório ter o Seguro Carta Verde se você for viajar para algum país que é membro efetivo do Mercosul, como é o caso da Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela e o próprio Brasil. O objetivo principal do Seguro Carta Verde é cobrir indenizações por danos que o motorista possa causar a terceiros.

O seguro obrigatório irá cobrir danos materiais e corporais causados a terceiros, porém não vai te indenizar caso alguma coisa aconteça com o seu carro ou com os passageiros dentro do seu veículo. Deste modo, se você deseja proteger também seu carro e seus passageiros quando for viajar para algum país do Mercosul, vale a pena contatar sua seguradora para estender o perímetro de cobertura do seu seguro para a região que você vai. Assim, além de proteger terceiros com o seguro Carta Verde, você também tem a certeza de colocar você e seu carro em segurança durante a viagem.

Quais são as coberturas do Seguro Carta Verde?

Como comentado antes, o seguro Carta Verde apenas cobre danos causados a terceiros, ou seja, danos causados a você ou ao seu veículo não estão incluídos. Veja a seguir quais são as coberturas e os limites de indenizações para cada uma delas:

  • Danos materiais causados a terceiros – indenização máxima de R$20 mil por terceiro
  • Danos corporais causados a terceiros (morte, invalidez permanente e despesas hospitalares) – indenização máxima de R$40 mil dólares por pessoas
  • Honorário de advogado para o segurado ou qualquer outro custo judicial

Entretanto, a seguradora pode se recusar a cobrir os danos em algumas situações:

  • Caso o condutor esteja sobre o efeito de álcool, drogas, alucinógenos ou soníferos;
  • Caso o veículo estivesse sendo conduzido por um indivíduo não habilitado no momento do sinistro;
  • O veículo esteja envolvido em direção perigosa de alta velocidade (racha);
  • O acidente for resultado de infrações à legislação de trânsito, entre outras situações.

Como contratar o seguro Carta Verde?

Para contratar o Seguro Carta Verde, você deve entrar em contato com o seu corretor de seguros, para que ele te apresente as seguradoras brasileiras que oferecem este tipo de serviço. Depois que ele te mostrar as melhores opções, você deverá pagar o seguro em dólares americanos, uma vez que o seguro é internacional. Quanto ao período contratado, o seguro Carta Verde pode ser fechado pelo período de permanência do veículo no país de destino, sendo o máximo período de um ano.

Assim que você contratar o seguro Carta Verde, é indispensável que você carregue o documento com você durante toda a sua viagem de carro ao país de destino. Caso você não apresente o comprovante do seguro na fronteira dos países, você vai ser impedido de entrar na região que deseja. Além disso, não esqueça de carregar o documento com você enquanto estiver dirigindo pelo país.

A seguradora escolhida para fechar o seguro Carta Verde necessariamente deve ter conveniadas nos países de destinos e irá te orientar como proceder em caso de sinistros.

Se você deseja contratar o Seguro Carta Verde, a Porto Seguro é uma das seguradoras mais recomendadas por conta do tempo de mercado e dos diversos benefícios que oferece ao cliente. Faça uma cotação de seguro online com o IQ Seguros e veja como sua vida fica mais fácil com um seguro auto!