Seguro para veículos comerciais leves: também cobre a carga?

Por Redação IQ 360

seguroauto-comercial-leve

Os comerciantes que possuem veículos utilizados apenas para as atividades da sua empresa têm direito a um seguro auto para carros comerciais. Assim como para os proprietários de automóveis de passeio, as seguradoras disponibilizam apólices que darão cobertura em caso de roubos, furtos, danos e demais sinistros, mas com algumas especificidades. A carga não está coberta e tem regras particulares. Confira:

Por que contratar um seguro para carros comerciais

De acordo com os especialistas, este tipo de seguro é indicado para os empresários que não possuem uma frota de veículos. Ou seja, se há um ou dois carros designados apenas para a empresa, eles podem estar incluídos neste seguro auto. As possibilidades de cobertura também são mais abrangentes do que se o veículo fosse apenas de passeio, diminuindo os gastos que a empresa poderá ter se o carro for roubado.

Cobertura de cargas

O seguro de cargas não é coberto pelo seguro de carros comerciais. Isso porque a legislação prevê restrições maiores para o transporte de cargas, geralmente associado a caminhões ou outros veículos mais apropriados para essa atividade específica. A transportadora é obrigada a arcar com o seguro e garantir que a carga será entregue. Se houver qualquer problema ou imprevisto, o seguro deve indenizar o receptor do produto ou mercadoria que sofreu com os prejuízos.

Preços mais baratos

Se você está pensando em contratar um seguro para carros comerciais, lembre-se que o valor será diretamente proporcional à quantidade de itens que você pretende incluir na apólice e qual é a atividade da sua empresa. A regularidade de uso desse veículo também será levada em consideração, visto que um carro comercial pode ser utilizado durante um dia todo, portanto circula pela cidade muito mais do que um veículo de passeio, correndo mais riscos de sofrer um sinistro.

Negociação com as seguradoras

Para tentar reduzir os custos, tente negociar ao máximo com a sua seguradora. Se puder designar apenas um dos carros da empresa para circular mais do que outro, informe isso na hora do contrato. Caso tenha um veículo de passeio segurado pela empresa, essa venda casada também pode ser vantajosa. Não se esqueça de fazer cotações em empresas diferentes para chegar ao melhor valor possível.
Faça uma simulação de Seguro Auto aqui pelo IQ e escolha a opção que melhor atende a sua empresa.