Tabela Molicar: o que é e qual a vantagem de usá-la

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. O que é tabela Molicar?
  2. Por que a tabela FIPE é mais usada do que a Molicar?
  3. Como consultar a tabela Molicar?
  4. Qual a vantagem da Tabela Molicar?

Você que está pensando em comprar um carro novo ou usado, já deve ter se deparado com a tabela Molicar. Muito confundida com a tabela Fipe, a tabela Molicar acaba gerando muitas dúvidas sobre sua utilidade. Neste artigo vamos explicar direitinho o que é e sua diferença com a FIPE.

O que é tabela Molicar?

A Molicar, empresa especializada em apurar o valor comercial de veículos, desenvolveu uma tabela de precificação de automóveis. Ou seja, apura valores comerciais de veículos, leves, pesados, motocicletas e rodoviários, levando em consideração o modelo, ano e diferenciais que o caro tem, como direção hidráulica, ar condicionado e freios ABS.

Nela é possível encontrar diversos modelos com preços atuais de mercado. Ela é constantemente comparada com a tabela FIPE. Mas a tabela FIPE tem como critério de precificação apenas o ano e o modelo.

Se quiser saber mais sobre o que é a tabela FIPE, clique aqui.

Por que a tabela FIPE é mais usada do que a Molicar?

Na verdade, a Tabela Molicar foi criada para ser algo mais próximo de um assistente para a tabela FIPE. As seguradoras costumam usar principalmente a tabela FIPE, e isso acontece por alguns motivos. Mesmo com funções parecidas, as duas tabelas têm algumas peculiaridades que são decisivas na hora de uma seguradora cotar seu seguro ou até mesmo caso você queira comprar um carro novo e precisa ter uma base de preço.

  • A tabela FIPE faz uma média de valores de carros novos e usados de acordo com modelo e ano. Já a tabela Molicar usa outras características do carro para fazer sua média de preço. Detalhes como direção hidráulica e freio ABS, que podem deixar seu carro mais caro ou mais barato, são contabilizados pela Molicar.
  • Para acessar a tabela Molicar é preciso pagar. Você contrata pacotes com um limite de consultas. Por exemplo, no site um pacote com 500 consultas no mês custa R$ 395. Mas caso queira fazer um teste, você tem direito a fazer duas consultas gratuitas por mês. Em contrapartida, a consulta na tabela FIPE é totalmente gratuita e ilimitada

Como consultar a tabela Molicar?

A tabela Molicar pode ser acessada do próprio site da Molicar. Logo na primeira parte do site você pode conferir os preços das assinaturas, mas caso queira testar antes de assinar você pode clicar no quadrado ao lado. No quadro “Acesso restrito ao assinante”, você encontra em letras pequenas o link para experimentar gratuitamente antes de assinar. Após clicar no link, você será direcionado para uma página de cadastro para preencher todos os dados e ler os termos e condições.

Qual a vantagem da Tabela Molicar?

Você deve estar se perguntando, se a tabela FIPE é gratuita e muito mais usada, qual a vantagem da Molicar?

Ela é ótima para precificar veículos. Isso significa que, por conta de suas especificações mais detalhadas, ela consegue entregar um valor muito mais próximo do que o veículo de fato vale. É muito usada pelas seguradoras na hora de precificar o seguro, pois respeita as especificações dos veículos. Caso a tabela FIPE por algum motivo saia do ar, a Molicar fica como reserva.