Tipos de Seguro Auto

Índice de Conteúdomenu

  1. Tipos de seguro auto
  2. Coberturas adicionais

Para quem possui um veículo é praticamente impossível pensar em andar pelas ruas e estradas sem contar com um Seguro Auto. Porém, escolher entre os diferentes tipos de Seguro Auto nem sempre é uma tarefa fácil. São várias coberturas disponíveis e se a melhor opção não for escolhida, poderá sair caro.

Confira a seguir quais os tipos de Seguro Auto disponíveis no mercado, conforme regulamentado pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados).

Tipos de seguro auto

Seguro compreensivo

O seguro compreensivo é o mais completo e engloba um grande número de riscos:

• Colisão, abalroamento, capotagem ou derrapagem

• Queda de qualquer objeto sobre o veículo

• Dano ocasionado pela carga transportada

• Avaria provocada quando o veículo é transportado

• Danos praticados por terceiros

• Alagamento, enchente e inundação

• Ressaca, vendaval, granizo, furacão e terremoto

• Raios

• Explosão ou incêndio

• Roubo ou furto total ou parcial (no caso de só as partes do veículo serem furtadas desde que originais. Exemplo: equipamento de som, imagem ou comunicação)

Esse tipo de sSeguro Auto é o mais completo e, por consequência, também é o mais caro. É importante saber que quanto mais antigo for um veículo, mais alto é o valor que se deve pagar pelo seu seguro. No entanto, nem sempre um motorista está sujeito a todos esses riscos, o que faz com que essas coberturas sejam excessivas.

Os condutores que mais se beneficiam são os que dirigem bastante todos os dias e que usam o veículo para viajar com frequência. Quem não se encaixa nesse perfil deve conhecer as demais coberturas e avaliar a combinação que melhor atende às suas necessidades. Já a indenização da cobertura compreensiva pode ser parcial ou total.

Seguro contra roubo e furto

Esse é um Seguro Auto bastante comum e menos completo quando comparado com a modalidade compreensiva. No entanto, pode atender aos condutores que querem estar seguros, mas pagando menos.

Além de roubo e furto, dependendo da seguradora, o seguro também pode incluir coberturas que cobrem os seguintes riscos:

• Raios

• Incêndio

• Explosão

• Roubo ou furto total do veículo

• Colisão, abalroamento, capotagem e derrapagem, se provocados em caso de roubo ou furto total

• Roubo ou furto de equipamento de som, imagem ou comunicação, desde que originais e se for resultado de furto ou roubo

• Perda total por colisão

Esse Seguro Auto é conhecido também como “rastreador com seguro”, uma vez que existem seguradoras que disponibilizam aos clientes a instalação de um rastreador. De qualquer forma, se trata de um seguro básico que deve oferecer a cobertura por furto e roubo obrigatoriamente.

Outra característica é que o segurado recebe a indenização apenas quando o seu veículo não é encontrado. Além disso, se não consideradas coberturas adicionais, danos inferiores a 75% do valor do veículo ficam por conta do contratante. Por isso se trata de uma opção mais barata.

Seguro de terceiros

Outro tipo de Seguro Auto é o seguro de terceiros, também chamado de RCF-V – Responsabilidade Civil Facultativo de Veículos. Como o próprio nome diz, esse seguro tem a cobertura que inclui danos causados a terceiros. Esses prejuízos podem ser materiais, pessoais e morais, provocados a outros motoristas, pedestres, ciclistas, etc.

É uma garantia para evitar que, em caso de acidentes, a pessoa tenha problemas para arcar com as suas responsabilidades, como cuidados médicos aos feridos ou para evitar uma ação judicial. Também cobre danos que são causados ao patrimônio de outras pessoas, como postes e muros, por exemplo.

Embora algumas seguradoras incluam essa cobertura no seguro compreensivo, ela pode ser adquirida de maneira isolada. É indicada também para quem possui carros mais antigos.

Seguro de acidentes de passageiros

Outro tipo de Seguro Auto parecido com o de terceiros é a cobertura APP – Acidentes Pessoais de Passageiros que, mais uma vez, não visa cobrir os danos sofridos pelo condutor, mas sim seus passageiros. Dessa forma, é comum que as seguradoras incluam aqui indenizações se houver morte acidental e até invalidez dos passageiros.

É um seguro mais usado por profissionais que fazem uso do seu veículo para trabalhar e transportar pessoas, como taxistas e motoristas do Uber, sendo que os motoristas desse aplicativo devem ter obrigatoriamente essa cobertura.

IQ Seguro Auto

Cote e contrate seu seguro 100% online

Cotamos o seguro auto perfeito para você com as melhores seguradoras

Faça cotação grátis

Quando são necessárias as coberturas adicionais

Muitas pessoas que buscam o melhor Seguro Auto se questionam se vale a pena adquirir as coberturas adicionais, já que elas encarecem o valor final da apólice. Essa é mais uma razão para ponderar bem as vantagens das coberturas adicionais. Elas são classificadas nos seguintes grupos:

Grupo 1 – Cobre acessórios, carrocerias, blindagem e kit gás;

Grupo 2 – Inclui carro reserva e assistência 24h e avarias em faróis, retrovisores, vidros e lanternas;

Grupo 3 – Cobre despesas extraordinárias (pagamento adicional em caso de sinistro com perda total) e diárias por indisponibilidade do veículo ou perda de faturamento (para veículos de carga);

Grupo 4 – Inclui ampliação de limites de cobertura, como extensão de perímetro (aumento da cobertura em outros países) e valor de novo para veículos zero quilômetro quando o seguro foi contratado.

Algumas coberturas adicionais são bem específicas para caminhoneiros, por exemplo. Outras, atendem quem viaja com regularidade para o exterior. Para saber se vale a pena escolher entre as coberturas adicionais é preciso levar em conta as necessidades e perfil da cada cliente.