Waze: como funciona o aplicativo?

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Waze: como funciona
  2. Reconstruindo rotas com Waze
  3. Waze mostra velocidade e congestionamentos
  4. Estradas e roteiros em viagens

O aplicativo Waze foi criado em 2008 e hoje já tem mais de 65 milhões de usuários no mundo. Inicialmente, a ideia era que ele ajudasse a traçar as melhores rotas, levando o motorista ao seu destino de maneira mais rápida. Essa função ainda permanece, mas o sucesso da plataforma se deve principalmente à colaboração dos seus usuários.

Saiba mais sobre o aplicativo:

Waze: como funciona

Com um smartphone conectado à internet, qualquer motorista pode baixar o aplicativo e ficar conectado a essa comunidade que informa sobre acidentes, bloqueios na pista, agentes de trânsito ou policiais fazendo blitz, radares no trajeto, congestionamentos, condições climáticas ou qualquer outro perigo que mereça ser compartilhado. Ou seja, com o Waze é muito mais fácil ficar sabendo de qualquer um desses e outros problemas que poderão atrasar ou até mesmo inviabilizar o fluxo naquele trajeto. Essas informações podem influenciar o motorista a recalcular a rota, mesmo que o caminho fique mais extenso em quilometragem.

Reconstruindo rotas com Waze

De acordo com os especialistas, ao deixar o Waze ligado durante o trajeto, mesmo que você não fique utilizando o GPS para chegar a um determinado lugar seguindo a rota determinada pelo aplicativo, a inteligência artificial do app é capaz de calcular o seu caminho e aperfeiçoar os mapas internos. Ou seja, se inicialmente o caminho para determinado lugar era X, ao acompanhar o seu trajeto, ele terá uma opção Y para outros motoristas. Com isso, a alimentação do sistema é constante e está sempre sendo aprimorado para que os algoritmos tenham mais chances de acertos.

Waze mostra velocidade e congestionamentos

Até muito pouco tempo atrás, eram as rádios focadas na cobertura do trânsito que indicavam as melhores rotas para os motoristas das grandes cidades. Mas hoje, com o Waze, é possível saber com antecedência a velocidade dos carros na maioria das ruas, avenidas e estradas, como se fosse um oráculo, antes mesmo de ligar o carro e sair por aí. Com isso, você pode calcular com alguma precisão o tempo de vai demorar a chegar ao seu destino. Motoristas de aplicativos como o Uber e taxistas já usam o Waze para informar seus passageiros se eles conseguirão chegar a tempo de um compromisso, por exemplo.

Estradas e roteiros em viagens

Para quem vai alugar um carro e viajar em outra cidade, estado ou país, o GPS e o Waze são ferramentas fundamentais. Claro que podem apresentar erros, porque os algoritmos nunca são perfeitos. Mas, com o aplicativo, as chances de você economizar tempo e dinheiro em uma viagem de poucos dias, por exemplo, são enormes. Se for cruzar alguns países da Europa, essa funcionalidade aumenta ainda mais. Uma viagem que poderia durar umas 3 horas de carro, apenas usando o mapa convencional, pode ser encurtada pela metade.