Os 5 países com mais contratação de Seguro de Vida

Por Redação IQ 360

paises-contratacao-seguro-vida

O mercado de contratação de seguros de vida é maior em países mais ricos. No entanto, segundo o relatório anual da Swiss Re Institute, a China tem impulsionado o crescimento do setor em países emergentes. Em 2017, o país registrou crescimento de 14% de pagamentos de prêmios de vida (seguros relacionados à vida) em relação a 2016.
Outro levantamento, feito pelo Insurance Information Institute mostra a força do setor de seguridade em países com economia mais estável ao listar os 10 maiores mercados de seguro de vida do mundo. A lista, liderada pelos Estados Unidos, é baseada nos valores gerais de prêmios pagos em milhões de dólares e também inclui Japão, China, França, Reino Unido, Holanda, Canadá, Coreia do Sul, Itália e Alemanha.
No Brasil, o cenário nacional está em crescimento, embora ainda não seja tão animador. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Oxford, o país é um dos que tem o menor número de pessoas asseguradas por serviços que garantem estabilidade financeira. Entre os entrevistados, apenas 19% possuem seguro de vida, enquanto a média global é de 32%.
Confira a seguir quais os cinco países com mais contratação de seguro de vida.

Estados Unidos

Este é o maior e mais competitivo mercado de seguros de vida do mundo, movimentando bilhões de dólares todos os anos. Um serviço muito popular entre os americanos, o seguro de vida é uma garantia de deixar estabilidade financeira não taxada pelo governo para familiares e dependentes, pois, assim como em outros países, os impostos cobrados sobre heranças são altíssimos.

França

Um dos maiores mercados de produtos de vida da Europa Ocidental, a França corresponde a 5,66% dos prêmios de seguro pagos no mundo, segundo dados do relatório da Swiss Re Institute. O seguro de vida é um dos investimentos preferidos dos franceses, pois permite flexibilidade em comparação ao seu sistema social de pensões, adaptando-se a diferentes objetivos de investimento de médio ou longo prazo.

China

Líder entre os emergentes na comercialização de seguros de vida, a China possui um dos maiores potenciais de crescimento do setor. O mercado de produtos de vida chinês cresceu 21% no total, em 2017, e atualmente é o segundo maior do globo, atrás apenas dos Estados Unidos.

Reino Unido

Outro dos maiores mercados do setor no mundo, o Reino Unido ainda tem futuro incerto com o avanço das negociações do Brexit, que oficializa a saída do país da União Europeia. Assim como em outros países, a estrutura social britânica torna o seguro de vida um bom investimento, principalmente por causa dos altos impostos aplicados sobre heranças, não válidos, em alguns casos, sobre as indenizações de apólices.

Japão

Segundo dados do Japan Institute of Life Insurance, quase 90% das famílias do Japão possuem um seguro de vida. A popularidade do serviço é impulsionada por questões culturais que influenciam um estilo de vida mais prudente, em que se prioriza produtos de gerenciamento de risco, em um país com altos índices de terremotos. Os japoneses são o povo que mais gasta com apólices de seguro de vida no planeta.