5 benefícios de ter um Seguro de Vida

Por Redação IQ 360

beneficios-seguro-vida

Segundo um estudo realizado pela Universidade de Oxford, apenas 19% dos brasileiros possuem algum tipo de seguro que previna a perda de renda em caso de morte. A média global entre os 11 países analisados pelo estudo é de 32%.
Os dados demonstram a insegurança e desconhecimento da população em relação ao seguro de vida, que é uma garantia financeira de renda para familiares e dependentes em caso de morte, doença grave ou invalidez causada por acidentes. Confira a seguir os cinco principais benefícios de se ter esse tipo de serviço.

Segurança financeira

O seguro de vida garante segurança financeira para familiares e dependentes em caso de imprevistos que possam comprometer a renda do principal provedor, como invalidez por acidente, doenças graves e morte. A indenização pode evitar dificuldades financeiras de cônjuges e parentes, garantindo o futuro dos filhos, quitação de dívidas ou financiamento imobiliário, entre outros.

Investimento

Entre as diversas modalidades de seguro de vida há uma que permite o resgate do valor investido, total ou parcial, mesmo sem haver ocorrências com o segurado. O montante pode ser requisitado após um período de carência, que tem a duração média de dois anos, e pode ser um bom investimento, já que o valor resgatado será pago com correção da inflação e acúmulo de juros no período.

Reembolso de despesas médicas

Algumas apólices garantem benefícios em vida ao segurado, como é caso dos seguros que realizam o reembolso de despesas médicas, hospitalares e odontológicas realizadas durante o tratamento garantindo em contrato. Em algumas situações, inclusive, o seguro garante o reembolso de gastos com despesas farmacêuticas. É importante destacar que todas as condições, entretanto, devem estar especificadas em contrato e as despesas precisam ser comprovadas no prazo especificado pela apólice.

Isenção de Imposto de Renda

Outra vantagem não tão conhecida é que a indenização do Seguro de Vida é isenta de cobrança do Imposto de Renda ou do Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doações (ITCMD), que é a tributação que incide em transmissão de doações e partilhas de herança. Assim sendo, os beneficiários indicados pela apólice receberão o valor previsto pelo seguro integralmente – sem descontos. Além disso, esse dinheiro não entra em inventário, ou seja, em caso de morte o dinheiro vai direto para os beneficiários indicados após a morte do titular, sem custos extras.

Despesas funerárias

Em alguns casos, a apólice também inclui a cobertura dos serviços funerários quando há morte do segurado. O benefício pode ser de duas formas: reembolso ou assistência para o funeral. No primeiro caso, o seguro garante o reembolso de todos os gastos com os prestadores e serviço escolhidos pelos beneficiários, que devem apresentar todos os comprovantes e notas fiscais para garantir o reembolso. Já a assistência é um serviço extra, oferecido pela seguradora que custeia todas as despesas do funeral, com fornecedores escolhidos pela própria empresa.