Como contratar um Seguro de Vida?

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Pesquise
  2. Simulação
  3. Contratação

Um seguro de vida é a melhor forma de proteger sua família de uma possível insegurança financeira após a sua morte. Além disso, esse tipo de serviço também garante indenização em caso de invalidez permanente e doenças graves. Dependendo da apólice, também há a garantia de reembolso de despesas médicas e serviços funerários.

Existem diferentes tipos de apólices, mas as mais tradicionais garantem pagamentos aos beneficiários em situações de morte acidental ou natural. A escolha de quem deve receber o dinheiro do seguro é feita pelo próprio segurado de maneira livre, sem nenhum critério pré-definido, além de poder ser alterado a qualquer momento.

As apólices também podem incluir assistência domiciliar, desconto farmácia, assistência pet, entre outros. Mas você sabe como escolher a opção que vai se encaixar de maneira mais adequada ao seu estilo de vida? Confira a seguir dicas de como contratar um seguro de vida.

Pesquise

Pode parecer uma dica óbvia, mas é muito importante saber quais as principais diferenças entre os tipos de apólices e qual o seguro mais indicado ao seu perfil entre os diferentes tipos oferecidos no mercado. Também fique atento para saber se a empresa que vai prestar o serviço é regulamentada e autorizada a atuar no país, para evitar dores de cabeça no futuro. A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) é quem regulamenta o setor no Brasil. Antes de contratar sua apólice, confira no site da entidade se a empresa é autorizada a operar no país.

Simulação

Para conhecer as melhores opções de seguro de vida de acordo com seu perfil o ideal é fazer uma simulação. Aproveite a ferramenta da IQ360, desenvolvida em parceria com a Icatu Seguros, que vai te ajudar na escolha. Para usá-la, basta preencher o formulário com nome, data de nascimento, profissão, renda mensal e dados de contato. Com essas informações será possível traçar seu perfil e conhecer os melhores planos e preços, que devem aparecer logo em seguida ao envio do primeiro formulário. Além de detalhar valores e itens inclusos na apólice, a ferramenta também oferece a opção de editar as opções, incluindo ou excluindo as coberturas de acordo com sua necessidade, como o Serviço de Assistência Funeral ou até alterando o valor da indenização a ser paga aos beneficiários.

Contratação

Depois de conferir as coberturas das apólices sugeridas pela ferramenta e escolher qual opção é a melhor para você, chegou a hora de iniciar o processo de contratação. Para prosseguir, basta clicar em “quero esse plano”, preencher um novo formulário com demais dados pessoais que deverá ser enviado à seguradora de maneira rápida, prática e segura. Após concluído, o pedido será analisado pela empresa, que entrará em contato com mais informações sobre o envio de documentos, contrato e início do pagamento das mensalidades.