Como é definido o preço do seguro de vida

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Seguro de vida
  2. Fatores da DPS
  3. Fatores que interferem no preço

Seguro de vida

O Seguro de Vida é uma garantia importante para diferentes tipos de pessoas. Como é preciso fazer um investimento financeiro, você pode escolher a modalidade que mais combina com o seu orçamento e com as suas necessidades.

Também chamado de “prêmio”, o preço do Seguro de Vida é calculado levando em conta a probabilidade do risco coberto acontecer e o valor contratado para a indenização, o intitulado “capital segurado”. Normalmente as seguradoras possuem produtos que não levam em consideração o perfil de risco real do usuário e outros que levam. No caso deste último, o segurado deve responder a uma série de perguntas sobre seu estilo de vida e histórico de saúde, para assim obter um seguro mais barato.

Dessa maneira, perfis diferentes de pessoas pagam valores distintos de prêmio por um seguro com apólice semelhante. Um jovem não fumante em boas condições de saúde pagará um prêmio menor que um idoso fumante por uma mesma cobertura de morte, caso tenha respondido à Declaração Pessoal de Saúde (DPS). Daí a importância de se preocupar com a contratação de um seguro de vida ainda na juventude, já que não é necessário responder à DPS novamente com o passar do tempo.

A vantagem do produto que não leva em consideração o perfil de risco real do contratante é que ele pode ser contratado por qualquer pessoa (dentro de um limite estabelecido de idade), inclusive por aquelas que são recusadas pelas seguradoras ao tentar adquirir outros tipos de seguro. A desvantagem é que ele é relativamente mais caro, já que sua precificação coloca todas as pessoas em um mesmo perfil de risco e só as diferencia pela idade. Se considerarmos duas pessoas com a mesma idade, a primeira sem nenhum histórico de doenças na família e com um estilo de vida considerado saudável e a segunda com histórico de doenças graves e genéticas na família, fumante e obesa, elas pagarão o mesmo prêmio pelo seguro.

Fatores analisados na DPS

A DPS leva em consideração uma série de características do cliente, entre elas destacam-se as seguintes:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Profissão;
  • Prática de exercícios;
  • Situação financeira;
  • Histórico de saúde;
  • Condição física;
  • Ser ou não fumante;
  • Demais atributos que compõem seu estilo de vida.

Uma curiosidade interessante é que, de maneira geral, os seguros de pessoas/vida vendidos on-line não exigem DPS, porém isso não é uma regra. Poucas seguradoras possuem esse tipo de processo totalmente digital. Entretanto, para os casos de seguradoras ou corretoras que possuem esse processo, é possível contratar um seguro mais barato no conforto e comodidade de sua casa com alguns cliques. É pertinente informar-se a respeito de quais corretoras ou seguradoras prestam esse tipo de serviço pela internet.

No IQ você pode cotar os dois tipos de seguro e visualizar as diferenças de preços, é só clicar clicar aqui para saber mais!

Cotação de seguro online

Encontre o seguro de vida perfeito para você

Entrar

Fatores que interferem no preço do Seguro de Vida

Basicamente é possível dizer que quanto menor o risco existente do segurado, menor o prêmio.

Embora alguns aspectos possam mudar de acordo com a seguradora contratada, de forma geral, pode-se dizer ainda que os clientes mais jovens pagam menos na cobertura de morte, já que em tese o risco de um jovem falecer é menor do que o de uma pessoa mais velha. Por sua vez, quanto mais idade tiver um segurado, mais ele tem que pagar pelo seguro de vida.

O gênero do cliente é mais um fator que interfere no valor, já que estatisticamente as mulheres têm maior expectativa de vida. Assim, homens podem ter que pagar mais pelo seu seguro. Da mesma forma, é possível dizer que indivíduos com profissões mais perigosas ou que praticam esportes radicais também possuem chances maiores de sofrer acidentes ou até de falecer. Isso quer dizer que o preço do seguro que cobre acidentes pessoais para eles é maior. Ser fumante também influencia no preço do seguro de vida.

Em conclusão, o perfil, idade e estilo de vida do contratante definirão quanto se pagará pelo seguro de vida. Responder a DPS é essencial para tentar adquirir um seguro mais barato, mas ser reprovado não quer dizer que não seja possível contratar outro tipo de produto.

O IQ Seguros te ajuda a encontrar a opção mais apropriada para você de acordo com os seus propósitos. Confira aqui!