Como e onde escolher um seguro de invalidez?

Por Redação IQ 360

Quando se fala em seguro de vida, muita gente pensa apenas em seguros cujo prêmio poderá ser resgatado somente após a morte do titular. Mas dentro dessa categoria existem os planos adicionais, cujos benefícios podem ser acionados com o segurado ainda em vida. Esse é o caso do seguro de invalidez, que cobre diagnósticos de doenças graves ou acidentes que podem deixar a pessoa inválida parcial ou totalmente.
Este tipo de seguro é muito interessante, porque se você tiver algum problema que comprometa sua capacidade de trabalho, ainda assim terá essa indenização que ajudará a arcar com suas despesas e proteger quem depende da sua renda, sem abalar tanto a situação financeira da família.

Onde e como contratar essa modalidade de seguro

Junto com o seguro de vida você pode adicionar a cobertura para invalidez, ciente de que algumas situações de risco não são abrangidas pela indenização, como por exemplo: manuseio de material nuclear, operações de guerra ou terrorismo, doenças preexistentes não informadas na adesão, suicídio ou tentativa antes de 2 anos de contrato, acidentes causados por desastres naturais, intoxicações alimentares ou atos ilícitos praticados pelo usuário.
Para comprovar a invalidez, um laudo médico deve ser preparado e todos os recursos de recuperação devem ser esgotados. Somente após esses procedimentos a seguradora fará o pagamento da apólice, de acordo com aquilo que foi contratado.

Analise o contrato com atenção

Como este tipo de seguro é muito particular e cada pessoa sabe qual tipo de cobertura é melhor para si, a melhor opção é consultar uma corretora de seguros de confiança. Desta forma você será orientado e entenderá melhor todos os detalhes da cobertura e as opções de planos. Fazer essa avaliação de forma cautelosa é a melhor maneira de garantir que você e sua família não tenham surpresas desagradáveis e frustrações justo no momento em que mais podem precisar.