Como e onde escolher um seguro de responsabilidade civil?

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Seguro para pessoa física
  2. Seguro para pessoa jurídica
  3. Muitas opções

Como qualquer outra modalidade de seguros, o de responsabilidade civil também deve ser adquirido com um corretor de sua confiança. Por se tratar de uma cobertura tão importante e que envolve tantos detalhes, a apólice é bem específica e deve ser personalizada de acordo com as necessidades de cada pessoa ou empresa.

Alguns detalhes podem ser observados para garantir que você fará a melhor escolha do seu seguro de responsabilidade civil. Confira algumas dicas para não errar:

Seguro para pessoa física

Se o seguro de responsabilidade civil for adquirido para proteger e resguardar uma pessoa, pode ser até bem mais simples, caso você não queira contratar essa modalidade individualmente. Ela pode ser encontrada como cobertura adicional em seguros residenciais, de automóveis e condomínios, resultando em um custo bem mais interessante para o usuário.

Sabe quando o seguro auto te oferece a opção de cobertura contra terceiros? Pois bem, isso já é um seguro de responsabilidade civil. No caso de você bater seu carro e causar ferimentos no motorista do outro veículo, você estará resguardado e terá respaldo financeiro para arcar com todos os danos materiais e as demais despesas que esse incidente pode te gerar, como gastos médicos e hospitalares ao socorrer a vítima, por exemplo.

Se você não quiser incluir o seguro de responsabilidade civil juntamente com outros que já possui, você também pode optar por fazer uma apólice só para isso, detalhando toda a cobertura que você necessita, baseado nas suas situações de risco.

Seguro para pessoa jurídica

Dentro do âmbito profissional, há modalidades de seguros de reponsabilidade civil ideais para prestadores de serviços. Elas oferecem proteção para médicos, dentistas, advogados, agentes de viagem, entre outros profissionais liberais e autônomos. Esse tipo de apólice se responsabiliza no caso de algum cliente reclamar na justiça o fato de ter recebido um atendimento inadequado ou ter sido vítima de um erro profissional, por exemplo.

Outra categoria, essa solicitada normalmente por empresas multinacionais muito grandes, é uma que direciona a cobertura aos seus diretores e executivos de alto escalão, responsáveis por tomar decisões importantes e arriscadas em nome das companhias. Em casos assim, a empresa quer se proteger dos riscos gerados por uma possível gestão inapropriada ou má conduta. Um exemplo do que uma apólice dessas pode cobrir: despeças com ações por assédio sexual ou moral, racismo, etc.

Muitas opções

Como mencionado no início, por se tratar de um seguro muito particular e personalizado, as opções são muitas além do que detalhamos aqui. Caso você queria saber mais sobre outros tipos de seguro, não deixe de conferir os artigos do IQ Seguros!