Como e onde escolher um seguro de acidentes pessoais?

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Tipos de apólice
  2. Quais são os seus objetivos?
  3. Qual a idade ideal para adquirir um seguro para acidentes pessoais?

Antes de contratar qualquer seguro é necessário pesquisar todas as opções disponíveis, pois os planos têm grande diversidade de garantias e condições, além obviamente de seu preço final. Solicitar o auxílio de um corretor pode ser de grande ajuda, caso você não disponha do tempo necessário de pesquisa e, dependendo do tipo de negócios que o seu corretor for capaz de lhe oferecer, também pode lhe ajudar a evitar custos desnecessários.

Para ter um orçamento realista, forneça a todas as possíveis empresas contratadas, os mesmos detalhes, o tipo de cobertura exigido e o mesmo valor para indenização. Além da comparação de custos e coberturas, esteja atento para a exigência de carência, este é um detalhe que pode fazer toda a diferença caso você precise utilizar este seguro.

Tipos de apólice

Saiba também que há dois tipos de apólice: a individual e a em grupo. Na primeira modalidade o seguro é contratado diretamente pelo indivíduo interessado, sendo assim direcionado para suas necessidades específicas. Já a apólice em grupo pode ser contratada por um sindicato, uma empresa, uma associação, um clube, entre outros. E, neste caso, quem faz a contratação é quem irá representar os segurados diante da companhia de seguros. O que os segurados fazem é aderir por meio de uma “proposta de adesão” que será comum a todos os membros daquela instituição.

Quais são os seus objetivos?

Tenha em mente o seu objetivo na hora de definir qual cobertura atende melhor as suas necessidades. Vale destacar aqui que este tipo de seguro é altamente recomendado para trabalhadores autônomos, empresários e profissionais liberais. Ou seja, pessoas que tenham algum impedimento temporário, terão sua renda interrompida. Assim, se você deseja garantir sua renda por um período de tempo, no caso de não poder trabalhar, deve ficar de olho no capital segurado (valor máximo da indenização) e ver se é compatível com seus gastos mensais no período pretendido.

Se você deseja assegurar garantia financeira para seus dependentes, o cálculo precisa considerar seu patrimônio e suas reservas financeiras, pois quanto mais valiosos, menor será a cobertura da apólice. Neste caso, a escolha dos beneficiários é livre e estes podem ser substituídos a qualquer momento, basta entrar em contato com a sua seguradora e preencher alguns documentos. A nomeação dos beneficiários é feita na proposta de contratação para os segurados individuais, ou então na proposta de adesão para os segurados coletivos.

Qual a idade ideal para adquirir um seguro para acidentes pessoais?

Não há uma idade ideal e essa escolha normalmente está atrelada aos hábitos familiares, assim como à vida profissional. Porém, quanto mais jovem se faz a aquisição de um seguro para acidentes pessoais, normalmente se consegue valores mais atraentes. Não há, porém, um teto de idade para a aquisição deste tipo de seguro e isso fica a cargo de cada segurado.

Além das informações fornecidas pelo corretor, você pode checar na instituição fiscalizadora do mercado de seguros, Susep, para localizar as seguradoras que atuam na sua cidade ou estado.