Como saber se meu corretor de seguros é bom

Por Redação IQ 360

como-saber-se-meu-corretor-de-seguros-e-bom

Nos últimos anos, o mercado de seguros no Brasil vive uma fase bastante positiva de expansão. Por um lado, isso é muito bom, pois gera competitividade entre as seguradoras e incentiva o aperfeiçoamento. Para o cliente, no entanto, decidir qual modalidade de seguro contratar e qual empresa escolher ficou mais difícil. Existem muitas opções e, infelizmente, nem sempre se encontra a pessoa mais qualificada e que entrega o melhor trabalho para o segurado.
Como são tantas opções de seguros, precisamos da ajuda de um profissional para nos auxiliar a encontrar a melhor apólice, os valores acessíveis, o melhor custo x benefício. Mas como escolher esse profissional com segurança? Veja as dicas que separamos para você escolher um corretor de seguros sabendo que ele é bom:

Dica básica para escolher um bom corretor de seguros

Pesquise com os seus amigos e familiares, pegue indicações e procure por empresas sérias. Opte por um corretor de seguros que trabalhe com um número grande de empresas, ampliando suas opções de cotação e certamente diminuindo os custos finais de contratação.

Como saber se o corretor de seguros é qualificado?

Seja um corretor de seguros independente ou uma empresa de corretagem, verifique junto à Superintendência de Seguros Privados (Susep) sobre o título de habilitação do profissional. Esse registro garante que o corretor de seguros é capacitado e qualificado.
Existem pessoas não habilitadas profissionalmente exercendo a profissão de corretor de seguros. Não possuem conhecimentos técnicos suficientes e provavelmente não oferecerão uma apólice adequada a sua necessidade.
O credenciamento de um corretor de seguros em determinada seguradora significa que o profissional está cadastrado e autorizado a operar naquela companhia. Em quanto mais empresas o corretor estiver credenciado, maiores serão as possibilidades de melhores condições para o seguro que você busca.

Vantagens de ter um corretor de seguros

Um corretor irá te orientar com informações técnicas sobre uma apólice de seguro que atenda a sua necessidade. No processo da cotação de preço, ele apresentará diversas opções de seguradoras, com o melhor custo x benefício. Além disso, alguns corretores oferecem algumas comodidades, como serviços personalizados para o recebimento e entrega de documentos; entrega em mãos da sua apólice de seguros; agendamento de vistoria domiciliar, se for da sua conveniência; e regularização de parcelas vencidas.
Um corretor de seguros também traz segurança na administração do vencimento de seu contrato e na confecção de uma proposta de renovação do seguro. Ele pode auxiliar nas eventuais alterações de sua apólice, como uma substituição de bens ou aumento de garantias. Você precisa confiar nessa pessoa, pois ela também prestará assessoria e acompanhamento em eventuais sinistros.

Como trocar de corretor

Não ficou satisfeito com o corretor de seguros que escolheu? Entre em contato com a empresa e avise que, antes de renovar seu contrato, você quer fazer a mudança de corretor. Normalmente isso é feito no aniversário da apólice – em outras palavras, em seu vencimento. Trinta dias antes do vencimento você já deve fazer o comunicado dessa troca. Se você já tem um novo corretor de confiança, ele mesmo pode te ajudar com isso.
Nada impede que você troque de corretor ainda durante a vigência do contrato. Se você estiver muito descontente com o atendimento prestado é só apresentar uma carta à seguradora nomeando um novo profissional.
Para mais informações, o ideal é que você entre em contato com a sua seguradora para se certificar de todos os procedimentos.