Seguro Saúde ou Convênio Médico: qual é melhor?

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Diferenças entre Seguro Saúde e Convênio Médico
  2. Serviços e condições oferecidos pelo Seguro Saúde e Convênio Médico
  3. Seguro Saúde ou Convênio Médico, qual é o melhor?

A precariedade dos serviços públicos de saúde no país não é novidade para nenhum brasileiro. Hospitais mal equipados, falta de profissionais e demora no atendimento são, infelizmente, situações recorrentes ainda sem perspectiva de melhora. Diante desse cenário, vemos com clareza a importância de assegurar serviços de saúde de melhor qualidade para toda a família.

Ao decidir contratar uma assistência de saúde privada, a primeira decisão é escolher entre o seguro e o convênio médico. Conhecer as características de cada um é essencial para que possamos fazer a melhor escolha na hora de contratar um serviço tão importante.

Diferenças entre Seguro Saúde e Convênio Médico

A principal diferença entre o seguro saúde e o convênio médico está na possibilidade que o primeiro oferece de utilização dos serviços fora da rede credenciada.

O seguro saúde, assim como o convênio, disponibiliza aos seus clientes uma lista com as clínicas, hospitais e consultórios que fazem parte da sua rede de atendimento. Porém, se o cliente desejar ou precisar, com o seguro saúde ele tem a opção de ser atendido em um local ou por um profissional que não faça parte dessa rede. Caso isso aconteça, o paciente paga pelo atendimento médico e posteriormente solicita o reembolso ao segurador, que o realizará total ou parcialmente, dependendo das condições relacionadas no contrato e dentro do prazo nele estipulado.

O convênio médico, por via de regra, restringe sua cobertura aos atendimentos recebidos nos locais relacionados por ele, não cobrindo quaisquer gastos oriundos de consultas ou procedimentos feitos fora da rede.

Podemos destacar também que muitos hospitais e clínicas com atendimentos de qualidade são administrados pelas próprias operadoras de plano de saúde. Porém, o mesmo não acontece com as seguradoras que, apesar de oferecerem rede credenciada, não participam diretamente da administração desses locais.

Destacadas tais diferenças entre os dois, os demais serviços e condições poderão variar de acordo com a empresa e os termos do contrato assinado, independentemente de ser seguro ou convênio.

Serviços e condições oferecidos pelo Seguro Saúde e Convênio Médico

Os seguros de saúde também estão disponíveis para contratos coletivos, sejam eles empresariais ou por adesão, podendo ser uma opção de bom custo-benefício para os usuários, uma vez que, assim como os convênios médicos, as condições ficam melhores de acordo com o número de pessoas participantes.

Tanto os planos quanto os seguros são fiscalizados pela Agencia Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e podem ser adquiridos também por contratos individuais e familiares. As categorias disponíveis para atendimento são as mesmas para ambos, e os dois possuem carências que podem variar de acordo com a prestadora contratada.

As cinco categorias de atendimento de saúde privada que hoje vigoram no Brasil foram estipuladas na Lei dos Planos de Saúde, em 1998, e são validas tanto para o convênio quanto para o seguro. São elas: referência, ambulatorial, hospitalar, hospitalar com obstetrícia e odontológico.

O plano de referência é o mais completo e atende ambulatório, hospitalar, obstetrícia e muitas vezes odontologia. Por consequência, é também o mais caro. Os demais são considerados planos segmentados e tendem a ser mais focados em determinadas áreas de atendimento.

Seguro Saúde ou Convênio Médico, qual é o melhor?

Podemos dizer que não existe um melhor entre seguro saúde e plano. O produto mais adequado é aquele que melhor atender às suas necessidades, considerando as condições as financeiras e a fase de vida atuais de cada um.