Descobri uma doença séria e já tenho seguro de vida: o valor muda?

Por Redação IQ 360

doenca-seria-seguro-vida

Contratar um seguro de vida é fundamental para quem deseja proteger a família e manter o padrão financeiro dos dependentes em caso de morte ou algum acidente. Mas também pode ser útil em casos de descoberta de doenças graves, como câncer ou infarto. Quando você solicita um seguro de vida deve deixar claro todos os seus problemas de saúde no momento da contratação.
Mas e se você contrair alguma doença grave depois de fechar sua apólice? O valor muda? A seguradora pode cancelar? Neste artigo vamos tirar todas as suas dúvidas sobre a cobertura de doenças graves.

Se eu descobrir uma doença grave após adquirir a apólice, estou coberto?

Na verdade, vai depender das coberturas contratadas na sua apólice. Quando você escolhe uma apólice de seguro, pode personalizá-la da forma que for mais conveniente para você, retirando ou acrescentando coberturas. Portanto, se você descobriu que possui uma doença grave e sua apólice previa uma cobertura considerando essa doença, você poderá solicitar sim a indenização para iniciar seu tratamento. E como a apólice é um contrato, o valor não muda e não pode ser cancelada por conta da doença.

Vale a pena contratar seguro para doenças graves?

Doenças, assim como acidentes, são muitas vezes imprevisíveis. Mas alguns fatores devem ser levados em consideração na hora de escolher as coberturas da sua apólice. Tudo o que for acrescentado ou subtraído da apólice influenciará no valor final do seu seguro de vida.
Imagine que você tem casos de câncer na família. É considerável contratar uma apólice de doenças graves visando a prevenção, já que você tem algumas chances de futuramente desenvolver doenças que sua família apresenta um quadro. Pense também no estilo de vida que você leva, se trabalha em contato com produtos nocivos à saúde ou se tem vícios como cigarro ou bebida.

Como saber se estou segurado para doenças graves?

É muito perigoso achar que está protegido de qualquer fatalidade só porque você fez um seguro de vida. Como é você quem escolhe as coberturas do seu seguro, certifique-se de que todas as coberturas que você precisa estão vinculadas na hora de fechar negócio.
Descobrir uma doença grave após a contratação de uma apólice é uma situação específica. Por isso, lembre-se de ser sempre sincero em todas as informações que colocar na apólice. Nunca minta ou omita fatos importantes. Fraudar uma apólice pode resultar no cancelamento ou até mesmo ser indiciado por fraude.
Ter um seguro de vida é muito importante para você e para aqueles que você deseja proteger. Por isso, se você ainda não tem, nós podemos te ajudar. Com o cotador de seguros do IQ 360 você consegue contratar o melhor seguro para você e sua família.