Você sabe o que é o Seguro de Garantia Estendida?

Índice de Conteúdomenu

  1. O que é
  2. Cobertura
  3. Pontos a considerar na contratação

Quando você compra um eletrodoméstico, eletrônico, celular, ou qualquer outro produto de alto valor, muitas vezes a marca ou estabelecimento oferecem uma garantia. Esta geralmente dura em torno de 6 a 12 meses, e pode ser acionada em casos de defeito de fábrica, ou falhas do funcionamento do produto. É chamada de garantia legal.

O que muitas pessoas não sabem é que esta garantia de fábrica não cobre outros danos. Por exemplo, se você comprou um celular e trincou a tela, não haverá cobertura.

A garantia estendida é uma alternativa de seguro com o objetivo de aumentar a segurança referente à compra de um determinado produto.

O que é o seguro de garantia estendida

O seguro de garantia estendida tem como objetivo prolongar a garantia fornecida pela fábrica, cobrindo danos elétricos e/ou mecânicos.

Sendo assim, torna-se uma alternativa ao consumidor que não tem plena segurança ao adquirir um produto, ou ainda deseja garantir que este tenha uma longa vida de uso.

Sua contratação deverá ser feita no momento da compra, e muitas vezes será oferecido pela própria loja. Ao comprar em sites de grandes estabelecimentos é comum encontrar a opção de “garantia estendida” durante o processo de compra.

A seguir, saiba algumas situações em que vale a pena contratar o seguro:
Objetos de grande valor: a compra de um celular de última geração, por exemplo, pede uma garantia estendida.
Bens duráveis: voltando ao exemplo do celular, que por ser caro, é comprado para ser utilizado durante anos. E, para que esta missão seja cumprida, torna-se interessante contratar a garantia estendida
Automóveis: a compra de um carro oferece a opção de garantia estendida, e pode ser útil, visto que este sempre necessita de manutenção
Móveis: guarda-roupas, cozinhas, sofás, e outros móveis, também costumam vir com garantias. Quando se trata de uma compra de produtos de alta qualidade (e consequentemente, alto valor), vale a pena investir na extensão da garantia

Cobertura

Não são todos os tipos de danos que este serviço costuma cobrir. A seguir, saiba quando é válido acionar o seguro de garantia estendida:

Defeitos de fábrica: a compra de um notebook, por exemplo, com um defeito na tela, percebido apenas após o tempo de garantia legal. Neste caso, o seguro é válido
Problemas eletrônicos: neste caso, é mais fácil pensar em celulares, que podem apresentar defeitos depois de um ano da compra
Problemas referentes a manutenção: quando se fala na compra de um carro, este exige manutenção de tempos em tempos, bem como revisões. Estas são cobertas pelo serviço
Necessidade de trocar peças: muitas vezes o desgaste de peças e funções é decorrente do uso e exige troca. Nestes casos, o seguro também pode ser acionado

E, de uma forma geral, as coberturas são semelhantes às oferecidas na garantia legal (isto é, a proveniente de fábrica). As vantagens para o consumidor são no sentido de:

Evitar preocupações: é possível comprar qualquer marca sem receios, pelo fato de ter a garantia de suporte
Economia: muitas vezes o valor pago no seguro não chega nem a 10% do valor total do produto. Portanto, é uma forma de economizar
Prolongar a vida do produto: com a garantia de manutenção, você garante que o bem dure por muito mais tempo
Segurança: é possível fazer bom uso do que foi comprado sem medo, pois está garantida a possível troca de peças ou qualquer outra manutenção

Mas, vale lembrar: o cuidado com o produto ainda é essencial, visto que diversas situações não são cobertas pelo seguro, como:

• Roubos e furtos
• Danos ocasionados pela exposição ao fogo, umidade, e/ou excesso de calor
• Danos estéticos, como amarelamento das peças
• Problemas decorrentes de manutenção mal feitas, por serviços de pessoas não autorizadas
• Peças trocadas, principalmente de marcas diferentes à original

Pontos a considerar na contratação

A apólice será o documento detentor de todas as informações referentes ao seguro, no sentido de garantir tanto a seguradora quanto ao cliente, o que poderá (ou não) ser prestado.

Neste sentido, conhecer todo o documento, bem como coberturas e não coberturas é essencial. Além disso, outras informações deverão pesar na escolha do serviço:

Valor: é necessário calcular se realmente valerá a pena, e se o valor pago não irá ultrapassar o do produto
Reajustes: algumas empresas prometem valores baixos, porém que sofrerão reajustes e se tornarão inviáveis
Tipo de suporte oferecido: a reputação da empresa dirá muito sobre o serviço oferecido. Por isso, busque recomendações e informações adicionais
Facilidade de acesso: saber a quem deverá procurar em casos de defeitos também é essencial. Muitas vezes, a manutenção encontra-se em outros estados, e os valores gastos com envio tornam-se inviáveis

De uma forma geral, pode-se dizer que a garantia estendida é uma excelente forma de tranquilizar o consumidor após a compra, e que pode ser viável em muitas situações.