O que é seguro de vida?

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Tipos de seguro de vida
  2. Custos
  3. Beneficiados do seguro de vida
  4. Como escolher?

A garantia de proteção financeira para seus familiares e de outros dependentes financeiros, em caso de morte, é certamente a principal vantagem de um seguro de vida. Mas o que ele cobre? E como adquirir um?

O seguro é um contrato entre você e uma seguradora, que garante indenização financeira para o cônjuge ou filhos inclusos na apólice em caso de morte, invalidez permanente, doença grave e despesas médicas em casos de acidentes. Para tanto, ao contratar, você deverá pagar quantias mensais que garantem a compensação aos beneficiários.

Esse valor a ser pago e a cobertura das apólices pode variar muito, por isso é imprescindível estar atento a todas as cláusulas do contrato para evitar cobranças desnecessárias ou falta de cobertura em caso de necessidade. No Brasil, o setor é regulamentado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), que mantêm uma lista de empresas autorizadas a atuar no país, além de garantir o pagamento da indenização segundo o acordado em contrato.

Tipos de seguro de vida

Você sabia que existem diferentes tipos de seguro? Os dois principais são o empresarial e o pessoal. No primeiro, os empregadores contratam para seus funcionários. Essa modalidade coletiva leva em consideração o padrão de ganhos do grupo de empregados, e não necessariamente o padrão de vida de cada família. Além disso, você perde a apólice quando sai da empresa. Já o seguro privado é mais personalizado e garante todos os benefícios de acordo com o contrato firmado com a seguradora, além de garantir diferentes tipos de coberturas mais indicados a cada estilo de vida.

Custos

O valor a ser pago pelo seguro (o prêmio) é calculado levando em consideração diversos fatores, principalmente a idade do segurado. Quanto mais velha a pessoa é, mais caro o seguro fica, e a maioria das empresas impõem restrições para pessoas com mais de 65 anos na contratação da apólice. Além disso, para determinar seu estilo de vida também são analisados: gênero, profissão, histórico de saúde, condição física, etc.

Beneficiados do seguro de vida

Quem vai receber a indenização em seu nome? O beneficiário, que pode ser mais de uma pessoa e é definido livremente pelo segurado, além de poder ser substituído a qualquer momento ao longo do tempo de contrato. Já para casos em que não há beneficiário definido, metade do capital garantido pela apólice vai para o cônjuge não separado judicialmente e o restante é destinado aos herdeiros, seguindo a ordem de hereditariedade. Mas também há apólices que garantem o pagamento de dívidas como o financiamento imobiliário ou empréstimo pessoal.

Como escolher?

Para definir onde e como contratar seu seguro de vida, o mais recomendável é pesquisar e comparar as diferentes apólices e coberturas oferecidas pelas principais empresas do setor. É importante saber qual o seu perfil: quem são os beneficiários? Qual a principal destinação do dinheiro? Quanto pode pagar mensalmente? Para ajudar na escolha, recomendamos fazer uma simulação online com a ferramenta da nossa parceira Icatu Seguros, confira: https://bit.ly/2MKKM39