Quando é o melhor momento para contratar um Seguro de Vida?

Por Redação IQ 360

Além de garantir segurança financeira para familiares e dependentes, o seguro de vida é uma salvaguarda em relação a sua renda em situações de doenças graves ou invalidez permanente. No caso da morte do segurado, os beneficiários recebem uma indenização determinada em apólice que deve ajudar com os custos funerários e planos futuros.
Embora seja um mercado em crescimento no país, poucos brasileiros possuem apólices de seguro. Segundo a Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (Cnseg), o setor de seguros movimentou cerca de R$ 277 bilhões de reais, em 2017.
A modalidade de seguro coletivo, fornecido por empresas, ainda é a mais popular entre os brasileiros, são mais de 47 milhões de beneficiários. Apesar de muitas empresas garantirem esse benefício a seus funcionários, o ideal é a contratação de um plano individual, já que os planos coletivos são limitados e perdem a validade ao sair do emprego.
No Brasil, o setor é regulamentado pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) que determina regras, reúne a lista de empresas autorizadas a atuar no país e ajuda a garantir os direitos do consumidor em relação ao pagamento das indenizações.
As apólices podem conter outros benefícios de proteção financeira além dos já citados, com coberturas adicionais que incluem internações hospitalares, diagnósticos de doenças graves, custos de inventário, entre outros. Outra vantagem é que o valor pago pelo seguro pode ser debitado do Imposto de Renda. Atenção aos critérios do contrato, as coberturas podem ser diferentes de acordo com o tipo de plano. E quanto maior o grau de risco escolhido pelo usuário, maior será o custo exigido pela seguradora.

Qual o melhor momento para contratar?

O ideal é contratar um seguro de vida ainda jovem. Quanto mais novo, melhor, uma vez que o valor fica mais em conta. Mesmo que você não seja casado ou não tenha filhos, vai garantir o pagamento de parcelas menores, haverá menos exigências e terá um plano futuro para quando constituir família. Além disso, poderá incrementar a apólice de acordo com a necessidade ao longo dos anos.
O mesmo vale para a saúde. Não deixe para procurar uma apólice apenas quando descobrir alguma doença que pode levá-lo a morte, o que certamente deve deixar a apólice mais cara ou até mesmo impedir de conseguir uma que o aceite. Assim como a idade, quanto mais saudável estiver, melhores condições vai conseguir durante a negociação para a contratação do plano de seguro saúde.
Para saber qual a melhor opção de seguro segundo o seu perfil, recomenda-se pesquisar e comparar o máximo possível entre as empresas atuantes no mercado. Experimente fazer uma simulação online com a nossa plataforma: https://bit.ly/2MKKM39