O que é seguro de invalidez?

Por Redação IQ 360

O seguro invalidez é uma forma de garantir que, mesmo que você sofra algum acidente ou doença que comprometa sua capacidade de trabalho, você terá como arcar com suas despesas e proteger quem depende da sua renda.
Se sua família precisa muito do que você ganha para manter o padrão de vida, esse é um recurso muito interessante – uma forma de resguardar as pessoas que você ama de passarem por uma situação que pode abalar muito a vida financeira. A gente não gosta muito de pensar sobre isso, mas é necessário, já que essas condições adversas podem surgir em nossa vida repentinamente, sem nenhum aviso prévio.
Quando você opta por um seguro nesta categoria, você fica protegido contra acidentes e doenças que possam causar sua invalidez temporária ou permanente. Profissionais autônomos são os que geralmente precisam se resguardar ainda mais, porque quem tem carteira assinada ainda tem o recurso garantido de se manter afastado recebendo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Invalidez temporária e permanente

A invalidez por doença ou acidente pode ter um caráter temporário ou permanente. Acontece quando alguma parte ou membro do corpo reduz muito ou perde completamente suas funções. Para comprovar a invalidez, um laudo médico deve ser preparado e todos os recursos de recuperação devem ser esgotados, somente após esses procedimentos a seguradora fará o pagamento da apólice, de acordo com aquilo que foi contratado.

Doenças preexistentes

Isso costuma estar bem claro nessa categoria de seguros. Doenças ou lesões que sejam de conhecimento do segurado antes da assinatura do contrato, mas que não tenham sido informadas, não caracterizam razão para receber a indenização por invalidez.

Invalidez permanente por acidente majorada

Sabe quando a gente ouve que tal esportista fez seguro de suas pernas? Neste caso, esta pessoa precisa fundamentalmente de uma parte do corpo para exercer suas funções. Ela necessita receber 100% do capital segurado e não apenas 60%, como costumam prever as tabelas, caso perca a funcionalidade de umas das pernas.
 

Consulte um corretor

Seguros como este são muito subjetivos. Cada apólice tem suas peculiaridades e condições de abrangência. O interessante é você consultar um corretor de seguros de sua confiança para entender todos os detalhes desse tipo de cobertura e todas as situações que garantem ou excluem o pagamento das indenizações.
Escolher um seguro que atende as nossas necessidades nem sempre é uma tarefa fácil. Em um plano de seguro podem haver diversos tipos de coberturas e sem uma avaliação cautelosa você pode ter surpresas desagradáveis e frustrações no momento que mais precisar.