O que é o seguro de responsabilidade civil?

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Como funciona o seguro de responsabilidade civil
  2. Para empresas
  3. Para pessoa física
  4. Consulte um corretor

Se além de zelar pela sua segurança e da sua família, você também se preocupa em não causar nenhum tipo de problema ou prejuízo para outras pessoas, você tem um senso de responsabilidade civil. E você sabia que existe uma modalidade de seguro que se preocupa com isso também?

Imagine as seguintes cenas: você está realizando uma reforma em sua casa e provoca um vazamento no apartamento vizinho; seu cachorro fugiu e mordeu uma pessoa que passava pela rua; você bateu seu carro e causou ferimentos no motorista do outro veículo. Todas as situações listadas são bastante preocupantes, certo? Por conta desse tipo de risco e suas complicações é que foi criado o seguro de responsabilidade civil.

Como funciona o seguro de responsabilidade civil

Essa modalidade resguarda o segurado diante de diversas situações imprevistas e garante a indenização por danos não intencionais, corporais ou materiais, a terceiros. Portanto, com este serviço, você terá a segurança e tranquilidade financeira para resolver os problemas que envolvam outras pessoas.

Até um limite que será definido em cada apólice de forma individual, o segurado será ressarcido da quantia que ele tiver de gastar para pagar as perdas ou reparar danos causados a alguém. Existe também, de acordo com cada contrato, a opção de reembolso dos custos com processos judiciais e honorários de advogados.

Para empresas

O seguro de responsabilidade civil é muito importante para empresas em geral. Indústrias, comércios e prestadores de serviço podem usar esta alternativa para não comprometerem sua operação no caso de um processo, por exemplo. Imagine que algum acidente envolvendo sua empresa ou seu produto afete a vida de um terceiro. Caso esteja segurado, você estará amparado para arcar financeiramente com todas as demandas que podem surgir por conta disso.

Para pessoa física

Pode ser que você já possua um seguro de responsabilidade civil e nem tenha se dado conta. É que no caso de contratos com pessoa física, esta modalidade pode estar atrelada ao seguro do carro ou da casa, por exemplo. Na verdade, a cobertura contra terceiros que você solicita ao fazer seu seguro auto é justamente isso e costuma ser chamada de RCF-V.

Consulte um corretor

Mais uma vez salientamos que é muito importante você consultar um corretor de seguros para saber todos os detalhes sobre o seguro de responsabilidade civil. Cada caso deve ser avaliado individualmente para que possa ser oferecida a opção que melhor se encaixa em cada necessidade. Avaliar o contrato com calma, além de tornar a apólice mais eficiente e segura, ainda pode reduzir os custos, excluindo coberturas que talvez não sejam tão interessantes para você.