O que é Seguro de Saúde?

Por Redação IQ 360

Seguro de saúde: como funciona

O plano de saúde oferece um acompanhamento com acesso a profissionais e entidades conveniados, enquanto o seguro de saúde não possui essa limitação: o segurado escolhe onde realizar os procedimentos e atendimentos, e depois busca ressarcimento na seguradora – de acordo com as categorias de atendimento cobertas pelo plano escolhido.

Geralmente as apólices garantem reembolso de despesas médicas com cirurgias, exames clínicos, tratamentos, consultas e internações realizadas em locais da preferência do paciente. Inicialmente, o segurado arca com os custos e, então, pede o reembolso à seguradora.

Assim como em outras modalidades de seguro, o consumidor garante a cobertura por meio do pagamento de uma mensalidade, o prêmio, cujo valor é determinado pelo tipo de plano escolhido e coberturas envolvidas.

Entretanto, fique atento aos detalhes da apólice, pois o reembolso pode não ser de 100% do valor das consultas e procedimentos, e isso deve ser comunicado de maneira clara e simples no contrato.

Todavia, o pagamento total dos atendimentos pode ser garantido quando realizados na rede de médicos e colaboradores recomendados pela seguradora, que faz o pagamento diretamente aos profissionais envolvidos.

O Seguro Saúde, assim como o Plano de Saúde, é regulado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que fiscaliza e determina as regras de atuação do setor. Uma das regras básicas, por exemplo, é que o prazo máximo para o pagamento do reembolso seja de 30 dias contados a partir da data de solicitação.

Em alguns casos o seguro saúde pode sim ter períodos de carência para alguns procedimentos, mas que devem respeitar os prazos máximos definidos por lei. Contudo, essa não é uma norma e algumas operadoras optam por não adotar esse requisito.