O que é Seguro de Viagem?

Por Redação IQ 360

seguro-de-viagem

O seguro viagem é uma maneira de se resguardar em viagens nacionais e internacionais, garantindo atendimento médico e assistência em diversas situações. Esta modalidade de seguro funciona como um plano de saúde temporário, além de garantir indenizações para alguns casos de morte e invalidez causados por acidentes.
Contratar esse tipo de serviço é essencial, pois além da segurança de contar com serviços de saúde fora do seu local de origem, alguns países exigem que você esteja segurado antes de embarcar.
Antes de escolher, pesquise diferentes operadoras e defina o melhor serviço de acordo com a sua viagem, pois os valores e as coberturas vão variar de acordo com sua idade, condições de saúde, os países para os quais vai viajar e os riscos envolvidos, como a prática de esportes radicais, por exemplo.
O custo do seguro de viagem corresponde a cerca de 5% do valor total da viagem e é pago de uma única vez. O serviço pode ser contratado em seguradoras, bancos, companhias aéreas, agências de turismo ou até mesmo operadoras de cartão de crédito.
O período de duração contratado deve ser, no mínimo, o mesmo tempo de duração da viagem com a inclusão de dois dias a mais, contando com possibilidade de imprevistos e atrasos.
Alguns tipos de cartões de crédito oferecem seguro viagem gratuitamente para os clientes. No entanto, é importante consultar quais as condições oferecidas, como o valor da cobertura e itens que inclui.
Em alguns casos a operadora do cartão exige que a compra da passagem seja efetuada no próprio cartão para validar o seguro, enquanto em outros isso é feito de maneira automática.

Como o seguro de viagem funciona?

Esse tipo de serviço é oferecido de duas maneiras: seguro de viagem e assistência de viagem. A principal diferença é que no seguro você deve arcar com os custos médicos e pedir o reembolso depois, enquanto a assistência garante uma rede de atendimento credenciada sem a necessidade de pagamento por parte do segurado. Confira qual tipo você está contratando para evitar surpresas desagradáveis.
Outra dica é verificar se a apólice garante cobertura para doenças pré-existentes, o que não é comum em todas as apólices. Além das coberturas básicas de atendimentos laboratoriais, consultas e emergências médicas, o seguro também pode oferecer serviços relacionados ao extravio de bagagem, remarcação de passagem, assistência jurídica e repatriação de corpo em caso de morte.

Como acionar o seguro de viagem?

Sempre mantenha os dados de contato da seguradora e comprovantes de contratação do serviço em locais de fácil acesso, para o caso de necessidade. Outra dica é deixar essas informações com alguém no Brasil, que possa ser acionado em emergências.
Se houver uma ocorrência e precisar de auxílio, entre em contato por telefone com a operadora do seguro e explique a situação, em alguns casos elas até aceitam ligações a cobrar, explique a sua situação e siga as orientações da atendente. Dependendo do tipo de serviço contratado você pode ser encaminhado para um dos locais de atendimento conveniado ou apenas pedir o reembolso depois.
Fique atento, pois todos os serviços e atendimentos realizados devem ser comunicados à seguradora para garantir o pagamento do reembolso. Também guarde todos os comprovantes das despesas pagas.