Seguro Odontológico: o que é, como funciona e quais são suas vantagens

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Vantagens de um Seguro Odontológico
  2. Seguro odontológico: vale a pena?

Quando vamos ao dentista, muitas vezes não sabemos o que é pior: ter de fazer um tratamento ou pagar a conta depois. Os custos com procedimentos para cuidados com os dentes podem ser bastante elevados, dependendo da gravidade e urgência do caso.

Sempre é mais comum ter um plano de saúde para despesas médicas, mas muitos de nós esquecemos que a saúde bucal também é extremamente importante e seu custo não pode ser negligenciado. Por isso está disponível no mercado o seguro odontológico, para que você evite dores de cabeça ao ter de pagar a fatura do dentista.

Vantagens de um Seguro Odontológico

Ter um seguro odontológico para você e sua família pode ser bastante vantajoso economicamente. O valor mensal a se desembolsar com esta modalidade costuma ser bastante acessível e dar direito a diversos procedimentos, exames e atendimentos de emergência.

Outra vantagem do seguro odontológico é que apresenta cobertura de todos os procedimentos estipulados por uma tabela da ANS, de acordo com a categoria do plano escolhido.

Você pode avaliar sua necessidade e escolher uma opção que inclua diversas especialidades, como endodontia (canal), periodontia (tratamento de gengiva), cirurgia ambulatorial, entre outros. Apólices mais completas podem ainda dar cobertura para ortodontia (aparelho) e próteses, por exemplo.

No seguro odontológico você ainda tem a facilidade de não ser obrigado a usar uma rede credenciada fixa. Há a liberdade para escolher o dentista de sua preferência e depois solicitar o reembolso das despesas com tratamentos previstos na cobertura, respeitando, é claro, os limites de valores e especialidades estabelecidos no contrato.

Seguro odontológico: vale a pena?

Como você pode ver, o seguro odontológico é um produto bastante interessante, mas também muito particular, cuja cobertura vai ser definida de acordo com a necessidade de cada cliente. Por conta desta particularidade, é bom você procurar um corretor de seguros de sua confiança e verificar qual a melhor opção para você.