O que é seguro residencial?

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. O seguro residencial
  2. Cobertura Básica
  3. Coberturas Adicionais
  4. Marido de Aluguel
  5. Valores do seguro de residência

Meu apartamento pegou fogo! Minha casa foi furtada! Contratempos como esse podem acontecer e, se você se preocupa com isso e quer se sentir mais seguro e respaldado dentro de sua própria casa, talvez seja interessante saber um pouco mais sobre o seguro residência.

O seguro residencial

Voltado para residências individuais, como casas e apartamentos, o seguro residencial é uma modalidade multirriscos e oferece um conjunto de garantias conjugadas numa única apólice. O seu principal objetivo é proteger o patrimônio do consumidor, não apenas em sua estrutura física, como também o que está dentro do imóvel, e para isso será necessário fazer as especificações no contrato.

Cobertura Básica

A cobertura básica possui uma garantia padronizada que cobre prejuízos provocados por incêndio, queda de raio ou explosão causada por gás de uso doméstico, e suas consequências como desmoronamento, salvamento e desentulho. Nesta modalidade, porém, os valores e as coberturas são limitados, sendo extremamente importante a avaliação do custo x benefício por parte do contratante.

Coberturas Adicionais

As apólices dos seguros residenciais atualmente são muito flexíveis, podendo ser trabalhadas em módulos, desta forma é possível contratar coberturas adicionais que se enquadram mais adequadamente as suas necessidades. No geral, elas visam proteger a residência de riscos como roubo, impacto de veículos, desmoronamento, queda de aeronaves, chuva de granizo, danos elétricos, vendaval, entre outros.

E existe ainda o chamado Adicional de Prejuízos Causados a Terceiros Involuntariamente, como por exemplo uma reforma que afeta o apartamento vizinho ou até mesmo danos que animais de estimação ou filhos podem causar.

O seu corretor de seguros é a pessoa ideal para lhe auxiliar nesta “personalização” das coberturas. E desta forma multirriscos, caso necessário, o segurado irá receber o pagamento da indenização de cada garantia de forma separada, tendo em vista o valor de cada item contratado. É importante ressaltar que o valor máximo pago por indenização será igual ao valor das coberturas que foram definidas por você na apólice.

Marido de Aluguel

Para tornar o produto mais atrativo, algumas empresas oferecem serviços em forma de cortesia, como limpeza da caixa d’água, conserto do telhado, faxineira e check-up da casa. Este tipo de ação tem chamado cada vez mais a atenção dos segurados, que encontram nesse benefício a melhor forma de resolver pequenos reparos em casa.

Além destes serviços, o cliente também pode contratar assistências 24h, que contemplam chaveiro, encanador e eletricista, o que é uma mão na roda para aqueles momentos de aperto.

Valores do seguro de residência

O valor total do seguro de residência pode variar muito, e isso irá depender do número de coberturas definidas por cada segurado, assim como o valor de cada uma delas. Por isso o momento de elaboração da apólice é tão importante, sendo sempre recomendável o respaldo de um bom corretor, que é quem irá te ajudar a compreender e definir suas prioridades. Desta forma você não acabará pagando a mais por itens que não são adequados a sua verdadeira necessidade.