Seguro de Responsabilidade Civil: o que é e quem deve contratar

Por Redação IQ 360

seguro-responsabilidade-civil

Quem contrata um seguro está em busca de proteção extra para as coisas e pessoas que considera importante, por isso, um segurado costuma garantir coberturas para bens pessoais, para si mesmo ou para a própria família.
Não há nada de errado nisso.
Mas você já parou para pensar que, no dia a dia, milhares de outras pessoas cruzam o seu caminho e que, como cidadão, você também tem um grau de responsabilidade sobre todas elas?

O que é Seguro de Responsabilidade Civil?

O seguro de responsabilidade civil, também conhecido como seguro de responsabilidade social, existe para assegurar que os cidadãos que vivenciem experiências de descaso, mal atendimento, acidente ou quaisquer outros prejuízos ocasionados por terceiros (pessoas físicas ou jurídicas) sejam justamente atendidos e indenizados.
As áreas de cobertura são diversas, pois existem diferentes categorias do seguro de responsabilidade civil. Para pessoa física, esse pode ser contratado juntamente ao seguro da casa ou do automóvel (a cobertura para terceiros inclusas no seguro auto é, na verdade, um produto da responsabilidade civil).
Porém, esse é um serviço mais comumente conhecido entre as empresas e profissionais liberais, pois essas pessoas costumam necessitar de uma cobertura mais específica do seguro.

Seguro de Responsabilidade Civil para Pessoa Física

Para pessoa física, a cobertura contratada para um imóvel, por exemplo, pode incluir danos a terceiros que tenham sido causados por algum incidente na residência assegurada, como no caso de um incêndio ou um acidente na piscina. Tudo depende das condições previstas na apólice. Portanto, o cliente deve estar atento às coberturas oferecidas nos seguros que já possui, a fim de verificar se a responsabilidade social está presente.

Seguro de Responsabilidade Civil para Pessoa Jurídica

Para os prestadores de serviços profissionais, existe uma modalidade especifica de seguro de responsabilidade social, é a categoria E&O (Erros and Omitions, em inglês). Ele atende profissionais como médicos, dentistas, advogados, corretores, assessores de imprensa e qualquer outra pessoa que preste serviços como autônomo ou profissional liberal, que trabalhe sozinho, em uma pequena empresa ou em sociedade. É um produto altamente recomendado nesses casos.
Esse seguro se responsabiliza pela indenização de clientes que venham a recorrer seus direitos, quando forem vítimas de algum erro profissional ou atendimento mal recebido, que fira os direitos do consumidor. Além disso, esse serviço pode cobrir ações de roubos, furtos e extravios de documentos, de acordo com as cláusulas contratuais.
A outra modalidade existente é D&O (Directors and officers Liability Insurance, em inglês) que é contratado por empresas de grande porte e direcionados aos seus diretores e alto executivos, que tomam decisões pela companhia. Nesse caso, a empresa está protegendo seu patrimônio de riscos ocasionados por uma gestão inapropriada. Essa modalidade pode cobrir gastos provenientes de ações trabalhistas movidas por assédio sexual ou moral, racismo, discriminação de gênero etc.

Como contratar Seguro de Responsabilidade Civil

Pessoas físicas podem verificar a extensão dos seguros de imóvel, auto e condomínio e, assim, incluir nesses produtos as coberturas que envolvem a responsabilidade civil. Os demais devem possuir uma apólice específica para essa modalidade.
Por se tratar de um produto diversificado, que atende diferentes necessidades e, por isso, é personalizado, deve ser contratado com um profissional habilitado para vender esse tipo de seguro. Dessa forma você garante que estará recebendo a cobertura que precisa. Portanto, procure um corretor!